fbpx

Audiência dos canais por Cabo também sobe no Brasil

A Televisão
2 min leitura

AudienciasAquando a divulgação pelo Ibope (empresa que mede as audiências no Brasil) em abril de 2001 do primeiro relatório de medição de audiência de TV por assinatura, a quantidade de assinantes que pagavam para ver televisão chamava a atenção. Em março desse ano, as estações de sinal aberto detiveram 76% da audiência entre os telespectadores com TV paga. A TV Globo detinha 43% de participação.

Doze anos depois, mesmo pagando para ter acesso a cerca de 200 canais, os telespectadores ainda preferem os canais de sinal aberto e, no caso da Rede Globo, essa liderança já não é tão grande. Em fevereiro de 2013, a audiência dos canais pagos entre os assinantes era de 36% contra 24% em março de 2001. A TV em sinal aberto caiu de 76% para 64%: a Globo passou a chamar a atenção de 32% (caindo assim sua audiência em 26%), a rede Record tem agora 8,3% do Ibope na TV por subscrição, o SBT tem 7,5% e a Band obtém 3,2%.

Nos últimos 12 meses, segundo avança o site O Planeta TV!, a televisão em sinal aberto perdeu dois pontos percentuais na medição de TV paga (cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo). Esses dois pontos foram para os canais pagos. Atualmente, tem sido cada vez mais frequente os canais pagos disputarem a segunda posição das audiências com as estações de sinal aberto no universo da TV paga. No passado dia 28 de fevereiro, por exemplo, com a transmissão com exclusividade do jogo São Paulo VS The Strongest, pela Libertadores, a Fox Sports chegou à vice-liderança, atrás apenas da TV Globo, com 3,1% da preferência do público masculino dos 18 aos 49 anos.

Siga-me:
Redactor.