Geral RTP

António Costa assegura início do 3.º período letivo. Telescola está de volta!

Reuters

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 9 de abril. O 3.º período vai começar no dia programado, mas ainda sem aulas presenciais.

Numa declaração ao país depois do Conselho de Ministros, António Costa começou por explicar que as medidas foram tomadas tendo em conta o atual estado da pandemia da Covid-19. “Quando anunciei a decisão do Governo de suspender até às férias da Páscoa, comprometi-me a reavaliar esta medida no dia 9 de Abril. Sei que esta é uma decisão aguardada com muita angústia e ansiedade”, disse.

Entretanto, o primeiro-ministro revelou que a suspensão das aulas presenciais vai continuar durante o 3.º período letivo e que o panorama manter-se-á desta forma para todos os anos de ensino, à exceção do 11.º e 12.º anos. No que toca a estes anos em específico, anunciou que só haverá aulas presenciais das 22 disciplinas sujeitas a exame para acesso ao ensino superior. Já em relação às provas de aferição e exames do 9.º ano, foram cancelados.

“Este é um sacrifício que se justifica: a suspensão das actividades lectivas nas escolas deu um contributo decisivo no controlo da pandemia e tem sido uma ajuda preciosa para os profissionais de saúde”, afirmou, garantindo que o governo vai continuar a seguir “a evolução da situação”.

Por fim, no que diz respeito ao ensino pré-escolar, só poderá voltar quando forem alteradas as “regras de distanciamento”, uma vez que estas são difíceis de cumprir com bebés. Para isso, a RTP2 terá conteúdos dedicadas em exclusivo ao pré-escolar.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News