fbpx
Geral

[Análise] Audiências dos especiais sobre a eleição do Papa Francisco I

Vaticano [Análise] Audiências Dos Especiais Sobre A Eleição Do Papa Francisco I

Vaticano

Depois de dois dias de votações – uma na terça-feira e 4 ontem -, o argentino Jorge Bergoglio, cardeal-presbítero de Buenos Aires foi eleito sumo-Pontífice da Igreja Católica, que a partir de agora é, o papa Francisco I.

Na televisão, as três principais generalistas – RTP1, SIC e TVI – fizeram emissões especiais para dar conta da novidade. À hora da saída do fumo branco da chaminé da Capela Sistina, SIC e TVI, logo às 18h10, foram as primeiras a entrar em direto para acompanhar o anúncio. No caso da estação de Carnaxide a emissão intititulada Última Hora – Sucessão de Bento XVI de 16 minutos, que apenas dava conta de que já havia novo papa, foi vista por 462 mil e 900 espectadores. Do mesmo canal, mas já às 19h00, com o anuncio oficial na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a audiência foi de mais de um milhão de espectadores, na emissão de meia hora que antecedeu o novo episódio de Fina Estampa. Do lado de Queluz de Baixo, 727 mil e 400 pessoas viram a emissão especial Última Hora – Habemus Papam, que se estendeu até às 19h00, hora em que arrancou o Jornal das 8 (registou em média, 898 mil espectadores), ontem emitido mais cedo, devido ao jogo da Liga dos Campeões entre Málaga e FC Porto. Da RTP1, que começou o seu Especial Informação – Mudança no Vaticano pouco depois das 18h30, a audiência média registada durante a hora e vinte que durou o especial – terminou para dar lugar ao Telejornal -, foi de 814 mil e 200 espectadores.

De resto, com o jogo da Liga dos Campeões, os informativos das 20 horas, acabaram por não beneficiar muito do evento da eleição do papa Francisco I. O Jornal da Noite, teve um milhão e 194 mil espectadores, mais do dobro do Telejornal, que ficou nos 544 mil.

No campeonato do cabo, SIC Notícias e TVI24, dividiram ontem, o primeiro lugar dos canais noticiosos, com 2,3% cada um. Na terceira posição ficou a RTP Informação, com 1,5%.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News