fbpx
Geral

Vergonha nacional! Agentes do SEF ameaçam advogado de cidadão assassinado

José Gaspar Schwalbach, Advogado De Ihor Homeniuk, Cidadão Ucraniano, Agentes Do Sef
Reprodução SIC

José Gaspar Schwalbach, advogado da família de Ihor Homeniuk, relatou ameaças que lhe foram feitas por agentes do SEF. Este cidadão da Ucrânia, recorde-se, foi espancado até à morte no aeroporto de Lisboa.

Em entrevista à SIC, o advogado contou que as situações de violência contra imigrantes, no aeroporto de Lisboa, não são caso único e que ele próprio já foi ameaçado por agentes do SEF. Há dois anos, explicou, denunciou até uma situação de maus tratos à Provedora de Justiça (vídeo aqui).

Estado paga indemnização à viúva de Ihor Homeniuk.

O Estado vai indemnizar a viúva e os dois filhos do cidadão ucraniano morto nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou numa conferência de imprensa, na quinta-feira, que a morte de Ihor Homeniuk é “absolutamente inaceitável“.

O que fizermos hoje, em Conselho de Ministros, foi a atribuição de poderes à Provedora de Justiça em estabelecer os contactos necessários para a fixação de uma indemnização à família da vítima antes de ser iniciado o julgamento para apurar a responsabilidade penal dos intervenientes“, referiu (citado pelo Jornal de Notícias).

O ministro defendeu ainda que “tudo aquilo que tem sido apurado e determinado relativamente a esta terrível situação deve-se à atuação do Ministério da Administração Interna” e esclareceu que a fixação da indemnização é um ato que se insere dentro daquilo que tem sido a atuação do Governo e do MAI.

Leia também: William e Kate Middleton levam os filhos a um evento público

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News