fbpx

Vergonha nacional! Agentes do SEF ameaçam advogado de cidadão assassinado

Duarte Costa
2 min leitura
Reprodução SIC

José Gaspar Schwalbach, advogado da família de Ihor Homeniuk, relatou ameaças que lhe foram feitas por agentes do SEF. Este cidadão da Ucrânia, recorde-se, foi espancado até à morte no aeroporto de Lisboa.

Em entrevista à SIC, o advogado contou que as situações de violência contra imigrantes, no aeroporto de Lisboa, não são caso único e que ele próprio já foi ameaçado por agentes do SEF. Há dois anos, explicou, denunciou até uma situação de maus tratos à Provedora de Justiça (vídeo aqui).

Estado paga indemnização à viúva de Ihor Homeniuk.

O Estado vai indemnizar a viúva e os dois filhos do cidadão ucraniano morto nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou numa conferência de imprensa, na quinta-feira, que a morte de Ihor Homeniuk é “absolutamente inaceitável“.

O que fizermos hoje, em Conselho de Ministros, foi a atribuição de poderes à Provedora de Justiça em estabelecer os contactos necessários para a fixação de uma indemnização à família da vítima antes de ser iniciado o julgamento para apurar a responsabilidade penal dos intervenientes“, referiu (citado pelo Jornal de Notícias).

O ministro defendeu ainda que “tudo aquilo que tem sido apurado e determinado relativamente a esta terrível situação deve-se à atuação do Ministério da Administração Interna” e esclareceu que a fixação da indemnização é um ato que se insere dentro daquilo que tem sido a atuação do Governo e do MAI.

Leia também: William e Kate Middleton levam os filhos a um evento público