fbpx
Geral

Abelha Maia faz 100 anos

Abelhamaia Abelha Maia Faz 100 Anos

A popular série que marcou gerações estreou em Portugal em 1978, foi publicada pela primeira vez em 1912 pelo escritor alemão, natural de Hamburgo. Co-produzida pelo Japão, Ale manha e Áustria , quando adaptada a série de animação, nos anos 70,  foi dirigida por  Seiji Endô e  Hiroshi Saitô.

O livro “A Abelha Maia e as suas aventuras” foi publicado pela primeira vez em setembro de 1912 e vendeu até ao final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918),  cerca de 90 mil exemplares.  Popular entre os soldados alemães na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a obra atinge o auge da sua popularidade após a morte do autor, atingindo a marca de um milhão de exemplares vendidos.

A personagem de Bonsels foi adaptada para televisão em 1976, e é segundo Josef Gohlen, o ‘pai’ da série televisiva,  diferente daquela que surge no livro de Bonsels, tornando-se mais “emancipada e autoritária”.

Com estreia em Portugal em 1978  marcou uma geração de crianças da época, tendo o seu tema musical principal, interpretado por Ágata, que ainda hoje é recordado com nostalgia. Com continuação em 1982, acabou traduzida em mais de 40 idiomas por todo o mundo.

Para assinalar o centenário da estrela mundial, a televisão pública alemã ZDF vai produzir  78 novos episódios de “Abelha Maia” em três dimensões, que devem estar prontos  em 2013.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>