fbpx

A diferença em números entre GfK e Marktest

A Televisão
2 min leitura

Março foi o mês de transição entre a Marktest, empresa responsável pela medição das audiências em Portugal durante mais de 10 anos, e a GfK, o sistema aceite que tem originado controvérsia entre as estações de televisão. O mês de agosto findou-se e, numa altura em que apenas a TVI continua a não considerar os resultados da GfK, A Televisão mostra-lhe o que difere nos resultados das duas empresas.

De acordo com a empresa oficial de medição das audiências, a GfK, no oitavo mês do ano civil, declara que o primeiro canal estatal obteve 14% de share, a RTP2 5,4%, a SIC 20,2%, o canal de Queluz de Baixo 22,8% e o conjunto Cabo/Outros 37,6%.

Já a Marktest, que divulga os resultados considerados mais credíveis pela TVI e RTP, admite que a RTP1 angariou 18,3% do share mensal, o canal 2 5,1%, a estação de Carnaxide 19,2%, a TVI 25,4% e a TV por subscrição com outras opções 32%.

O mês oficial da rentrée já começou e, habitualmente, o consumo televisivo aumenta, relativamente a agosto. As percentagens da quota de mercado esperam-se, para muitos, diferentes. A guerra pelas audiências permanece, e resta saber quem vai entrar melhor nesta nova época televisiva.

Siga-me:
Redactor.