fbpx

That ’70s Show

A Televisão
5 min leitura

A marcar a minha estreia no Fora de Série, esta semana trago-vos uma série que se tornou um fenómeno épico nos finais da década de 90 e início do milénio. Em análise, no A Televisão, “Que loucura de família”!

Apresentação

http://youtu.be/VLvuXkRvwUo

“That ´70s Show” ou, como foi por cá intitulada, “Que loucura de família”, conta-nos a história de um grupo de adolescentes que residem na ficcionaria zona suburbana de Point Place, Wisconsin, durante os loucos anos 70. A série foi produzida pelo canal FOX durante oito temporadas consecutivas, conhecendo o seu término em 2006, precisamente no seu ducentésimo episódio.

Focando-se em questões sociais que marcaram a década de 70, tais como o feminismo, a sexualidade, a recessão económica americana, o uso de estupefacientes, a série prima por um humor descontraído, por vezes quase provocatório, ao mesmo tempo que relata os dramas e as aventuras e desventuras de um grupo de seis adolescentes.

Eric e Donna apresentam-se na série como o casal protagonista de todas as avenças e desavenças próprias de um primeiro amor. Desde crianças que são muito próximos um do outro, e acabam por se apaixonar logo nos primeiros episódios da série. Juntamente com Steven, Michael e Fez, o grupo de amigos é extremamente próximo e cúmplice, reunindo-se constantemente na cave de Eric. Jackie junta-se ao grupo graças a Michael, sendo apresentada como a namorada irritante e mimada do jovem, mas rapidamente acaba por se integrar, tornando-se a melhor amiga de Donna.

Quem é quem?

Topher Grace That '70S ShowEric Forman (Topher Grace)

No papel do típico “bom rapaz”, Eric é um jovem doce, um pouco trapalhão, genuinamente preocupado com os seus amigos e com a sua família (apesar de se meter constantemente em sarilhos).

Donna Pinciotti (Laura Prepon)

Donna é uma jovem cheia de atitude, com uma beleza muito própria. É a amiga de infância, vizinha e namorada de Eric.

Steven Hyde (Danny Masterson)

Revoltado, roqueiro e o “bad boy” do grupo, Steven é amigo de infância do casal, mas isso não o impede de tentar seduzir Donna descaradamente, durante algum tempo. Abandonado pela mãe, acaba por ser “adoptado” pela família de Eric.

Jackie Burkhardt (Mila Kunis)

Jackie interpreta o papel de uma menina mimada e egocêntrica, cujas preocupações se mantêm no limiar do supérfluo. É uma das personagens que mais evolui ao longo das oito temporadas.

Fez (Wilmer Valderrama)

Fez é um jovem que veio fazer intercâmbio para os EUA de um qualquer país do terceiro mundo que os seus amigos desconhecem. Ingénuo e com um sotaque estranho, Fez acaba por ser alvo de troça pelo grupo, principalmente nos primeiros episódios devido ao seu desconhecimento pela cultura norte-americana.

Michael Kelso (Ashton Kutcher)

Michael é o típico menino bonito do grupo, que procura desculpar a sua falta de inteligência com o seu aspecto físico. Aluado da realidade, Michael consegue levar o espectador às lágrimas com o seu intelecto semelhante ao de um asno.

Porque não devo perder esta série?

“Que loucura de família” é o retrato de uma época aparentemente distante, mas que contudo mantém uma linha de intemporalidade fascinante. Para além de ser um interessante regresso ao passado, a série ilustra-nos também desejos, fantasias, medos e loucuras que se misturam com as nossas. É uma série “light”, mas nem por isso deixa de ser divertida e estimulante.

O que podia ser melhorado?

Tratando-se de uma série já relativamente antiga, poderia mencionar todos os aspetos técnicos e de produção que com os desenvolvimentos actuais estão claramente desactualizados. Contudo, penso que é precisamente isso que dá um ar ainda mais doce à série. Ao nível do guião, nas primeiras temporadas poder-se-ia ter explorado de forma mais aprofundada certos problemas sociais que marcaram a época.

Onde posso ver?

Actualmente não está em exibição em nenhum canal.

Siga-me:
Redactor.