fbpx

Eureka

A Televisão
6 min leitura

Eureka EurekaEureka é a próxima série que chega ao Fora de Série.

Um original do canal SyFy, Eureka conta-nos a história de uma pequena cidade que foi construída para albergar as mentes mais brilhantes de todo o mundo de forma a que novas invenções e avanços tecnológicos se devem não só com o intuito de ajudar na Defesa Nacional bem como no lazer dos civis.

É, por assim dizer, uma cidade estranhamente brilhante pois a cada episódio, a história principal (leia-se arco) leva-nos aos pontos mais remotos desta bela cidade que outrora fora uma base militar tendo, consequentemente, evoluído para aquilo que é hoje, uma cidade do futuro.

Podemos chamar a Eureka um procedural porque muitos dos seus episódios têm como base um caso semanal relacionado com algum habitante da cidade. Por vezes, o caso pode ter alguma ligação com o arco principal como acontece a partir da terceira temporada, com mais frequência, mas fora isso, Eureka mantém-se procedural.

Actualmente, Eureka encontra-se na sua quarta temporada e em hiato. Voltará no Natal para terminar o seu quarto ano que tem sido bem diferente de tudo aquilo que já vi.

 

Apresentação

Apresentação Eureka

 

Personagens


Sheriff Jack Carter (Colin Ferguson) – Um homem que se torna xerife depois de, com a sua filha, terem entrado, acidentalmente, em Eureka. Depois de ficar a saber o que realmente é a cidade decide ficar e lidar com os mais diversos (e cómicos) casos científicos.

Allison Blake (Salli Richardson-Whitfield) – Allison é a paixão de Jack e também a mulher em representação do Ministério da Defesa que coordena todas as actividades dentro e fora da enorme empresa que é a Global Dynamics.

Detective Jo Lupo (Erica Cerra) – O braço direito de Jack. No início, o atrito era muito mas depois, toda a relação foi crescendo e, embora seja uma mulher bastante dura consigo própria, sendo pouco susceptível a emoções, Jo consegue ser uma personagem bastante estável e bastante interessante.

Henry Deacon (Joe Morton) – O engenhocas da cidade. É ele quem arranja todas as complicações que surgem nas mais diversas experiências realizadas pelos moradores da cidade. Passou a fazer parte da Global Dynamics para assim ter mais contacto com a tecnologia de ponta e para ele próprio resolver certos problemas do passado.

Douglas Fargo (Neil Grayston) – Sem dúvida, a personagem mais cómica da série. Desajeitado, tonto e bastante distraído, Fargo é das personagens que mais cresce ao longo das quatro temporadas chegando até a ter um cargo de extrema importância na temporada que, actualmente, está a ser exibida.

Zoe Carter (Jordan Hinson) – Filha de Jack Carter, consegue mudar completamente toda a sua personalidade e atitude quando chega a Eureka. Com um QI de 152, Zoe consegue integrar-se na escola, fazer amigos e, acima de tudo, ter boas notas. Uma personagem que nos acompanha desde o início sendo, igualmente, uma das que cresceu.

Vincent (Chris Gauthier) – O chefe do café “Café Diem”. Engraçado, cómico e cheio de energia, Vincent dá ao episódio aquele sentido light, divertido.

Nathan Stark (Ed Quinn) – Também parte integrante da Global Dynamics é ele que deixa a GD em boas condições e é ele que dá a cara quando surge algum problema.

 

Porque não devo perder esta série?

Não devo perder esta série pois Eureka leva-nos a um outro mundo cheio de outras infinitas possibilidades. A série dá-nos, ainda, uma outra visão da Ciência onde podemos entrar em contacto com a informação mais geek que poderia existir.

Os 45 minutos de episódio conseguem ser lights, não maçudos e conseguem entreter coisa que metade dos procedurals não consegue fazer. Eureka é, por assim dizer, uma série de Verão que nos deixa bem relaxados no canto do nosso sofá e os bons cliffhangers deixam-nos a querer muito mais daquilo que o episódio nos mostra.

Uma excelente produção, a não perder.

 

O que podia ser melhorado?

Por vezes, a série foca-se muito nos casos semanais, coisa que não deve acontecer. Muitos casos semanais podem prejudicar a performance da série pois há a tendência de o arco se perder no meio de tanto caso.

As personagens, por vezes, podem tornar-se enfadonhas muito devido a estes casos semanais pois não se nota qualquer tipo de evolução nelas.

Quanto à quarta temporada que se encontra agora em exibição nos Estados Unidos, esta revelou algumas falhas nomeadamente no Summer Finale. Toda a primeira parte da temporada foi resolvida à pressa e parece que tudo não passou de fogo-fátuo. Há que minorar estas falhas pois o interesse dos espectadores pode desaparecer.

 

Onde posso ver?

A série já foi exibida nos canais FOX e FOX HD. Actualmente, Eureka encontra-se desaparecida das grelhas dos canais portugueses.

Jorge Pontes

Siga-me:
Redactor.