fbpx

Downton Abbey

Diana Casanova
4 min leitura

Bem-vindo a mais uma edição da sua rubrica semanal d’A Televisão. Desta feita, vou analisar uma série de época que é, sem dúvida, Fora de Série. Downton Abbey é uma produção britânica que conta a história de uma família que vive na localidade fictícia de “Downton Abbey” e cuja trama se vive na época da Primeira Guerra Mundial. Assim, o teor histórico da mesma é bastante visível, oferecendo uma visão das repercussões na época de tragédias como a do Titanic e da Guerra, mas também do início da explosão tecnológica.

Downtonabbey Downton Abbey

Os dramas da época são magistralmente interpretados por um elenco de luxo, desde logo encabeçado pela matriarca da família – Maggie Smith, enquanto Violet Crawley – uma mulher tradicional que tem vindo a conquistar os telespectadores, apesar da sua personalidade um pouco cruel, mas sem dúvida cómica. O chefe da família é o filho da VioletRobert Crawley, papel desempenhado por Hugh Bonneville, um homem que apesar da época, tem valores relativamente modernos, tendo casado com uma americana (o que gera inclusivamente alguns ‘choques’ com a sua mãe) – Cora Crawley – papel muito bem interpretado por Elizabeth McGovern. É deste casal que são as três filhas – Mary Josephine Crawley (Michelle Dockery), Edith Crawley (Laura Carmichael) e Sybil Crawley (Jessica Brown Findlay). Tendo uma família constituída na sua maioria por mulheres, acabamos por conhecer melhor aquela que era a realidade do sexo feminino naquela época. A verdade é que os direitos das mulheres começavam a ganhar alguma importância e a jovem Sybil é a mais entusiasta das irmãs por esta temática.

Mary é a irmã mais velha e, por isso, tem pressão para arranjar um marido e constituir a sua família. Mas o seu coração pertence ao seu primo – Matthew Crawley (Dan Stevens) – que apesar de retribuir os sentimentos, por diversas razões, acabam por ser afastados… por enquanto. Quanto a Edith, é a irmã do meio e como tal acaba por ser um pouco negligenciada, no entanto tem uma evolução bastante positiva devido à Guerra e aos seus efeitos, procurando tornar-se útil durante esse período.

Este é, portanto, o elenco e enredo principal no que toca à família Crawley. Existe ainda a dinâmica dos empregados desta família, que não deixa de ser igualmente interessante. Temos contacto com uma série de tradições da época das pessoas da aristocracia e conhecemos os dramas que as pessoas das classes mais baixas também vivenciavam. Assim, Downton Abbey assume-se como um retrato de uma época com duas dimensões e que, dessa forma, se torna mais rico e interessante.

A produção britânica conta com duas temporadas e um especial de Natal, estando já a decorrer as gravações para a terceira temporada. Downton Abbey oferece uma junção de história, comédia, romance e drama. Apesar de poder parecer algo previsível, não o é. Será, certamente, uma produção a ver para os apreciadores de produções semelhantes a Conta-me Como Foi (RTP1).

Por cá, Downton Abbey é exibida pela FOX Life, aos sábados pelas 21h25. Se tiver oportunidade, não perca! Vale a pena, tal como pode ver pelo trailer.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=2M3moEeErr8]

Para a semana estamos de regresso com mais um Fora de Série. Até lá!

Redatora e cronista