fbpx

Vanessa Martins sobre começar um negócio: “Só tu é que tens de acreditar que vai dar certo”

“Um empresário luta diariamente por milhentas coisas e coisinhas. Nem tem tempo para palmadinhas nas costas", disse Vanessa Martins.

Ana Ramos
3 min leitura
Instagram

Vanessa Martins respondeu, esta segunda-feira, no Instagram, a algumas questões sobre a sua marca Frederica e sobre começar um negócio.

“A Frederica começou há quase 10 anos como blog. Uns anos mais tarde, passa para revista online, depois, revista física, loja online e marca própria”, começou por contar, referindo que começaram por vender produtos de várias marcas e agora têm a própria marca de produtos.

“Conforme ia vendendo e ganhando dinheiro, investia em mais produtos de marca própria. Tendo agora sete variedades de suplementos em formato goma. Com ideia de aumentar a gama para nove nos próximos meses e melhorar a fórmula de mais duas gomas que temos”, continuou Vanessa Martins.

“A Frederica começa na mesa de jantar do meu T1. Comigo sozinha. Não há segredo nenhum… Acho que o importante é começar e fazer alguma coisa. Trabalhar todos os dias 1% no seu crescimento. Resolver problemas e inventar soluções”, recordou ainda Vanessa Martins.

“Quem foi a pessoa que mais apoiou e incentivou no início, do género ‘vai dar certo’?”, questionou um seguidor. “Hum… Honestamente? Ninguém! As pessoas apoiam. Mas só tu é que tens de acreditar que vai dar certo. Se estiverem à espera que essa motivação venha de fora, então, já é um mau começo”, respondeu Vanessa Martins.

“Um empresário luta diariamente por milhentas coisas e coisinhas. Nem tem tempo para palmadinhas nas costas. É bom o reconhecimento, mas trabalho para muito mais além do que isso. Há várias pessoas que só tiveram sucesso no seu terceiro ou quarto projeto… nem tudo acontece à primeira”, sublinhou.

“Se um negócio não vai bem e já tentaram de tudo, então, está aí a resposta. Segue. Não há pior negócio do que aquele que já faliu e o empresário não quer ver. Isto não é para o ego, isto é para crescer, ganhar e colher. Há várias coisas que se podem fazer quando estamos no início. Mas nenhuma delas é ouvir dos outros aquilo que nós próprios não acreditamos”, comentou Vanessa Martins.

Sobre o espaço escolhido para a Frederica, Vanessa Martins referiu que agora tem 300 m2: “Tenho a certeza que em qualquer negócio em crescimento, pensar sempre mais além diminui alguns contratempos. Arranjar um escritório é sempre complicado, por esse motivo, consegui ‘despachar’ esse tema por alguns bons anos. Ajuda bastante. A Frederica vai continuar a crescer e espero que este escritório permaneça”.

Relacionado: