fbpx

Soraia Moreira quer respostas do SNS: “A minha mãe chorava, desamparada. Chorou estes anos todos”

"Quem me conhece e conhece a minha família, sabe que há muitos anos que nós lutamos e lutamos para conseguir ajudar o meu irmão."

Ana Ramos
3 min leitura
Instagram

Soraia Moreira partilhou, esta segunda-feira, nas redes sociais, que o seu irmão teve “uma crise muito má” e, esta terça-feira, pediu respostas por parte do Serviço Nacional da Saúde.

“Os momentos bons que temos com o meu irmão são muito raros, por isso, guardo na memória. Quem me conhece e conhece a minha família, sabe que há muitos anos que nós lutamos e lutamos para conseguir ajudar o meu irmão. Desde que o meu irmão desenvolveu esta psicose aos 14 anos de idade, vítima de bullying na escola, que desencadeou a doença, que tentámos ajuda junto do centro de saúde, hospitais, médicos e a resposta sempre foi a mesma: Dar uma medicação que achavam adequada e mandá-lo de volta para casa”, contou a vencedora do “Big Brother 2020”.

“A minha mãe chorava, desamparada. Chorou estes anos todos, porque os médicos especialistas sabiam o que ela passava em casa e mesmo assim não se propunham a ajudar mais, a ir mais além, a pegar no meu irmão na situação urgente que passávamos e ver realmente qual a melhor maneira de tratar o problema dele”, continuou Soraia Moreira.

“A minha mãe já foi ao hospital completamente desesperada, a passar situações que vocês não imaginam em casa. Mas ninguém ofereceu suporte, ninguém quis saber. Despediam-se com a frase: ‘A mãe tem que ser forte’”, relatou Soraia Moreira.

“Mas que mãe tem que ser esta que não recebe apoio nenhum do SNS e tem que aguentar o filho, agora homem, com 28 anos, com imensas crises em casa, descontrolado?? Com uma medicação que não está a fazer o efeito desejado? Que serviço de apoio ao cidadão é este?”, questionou Soraia Moreira.

“O meu irmão, coitado, está doente e não consegue fazer melhor. Imagino o que ele sofre interiormente. O meu irmão não fala, não comunica. Não sabemos se ele pode estar a desenvolver um problema de saúde”, sublinhou Soraia Moreira.

“Hoje, descobri que como eu tem muitas pessoas a sofrer, a passar pelo mesmo. Muitas irmãs como eu que vêm os pais a sofrer, sem saber o que fazer. O que é suposto nós fazermos, SNS?! Vão continuar a ignorar estes pedidos de ajuda?”, quis saber ainda Soraia Moreira.

“SNS, quero respostas, quero apoio para a minha mãe e para todas as outras mães. Partilhem, se puderem e identifiquem o SNS”, apelou Soraia Moreira.

Relacionado: