fbpx
Famosos

Sofia Escobar: Profissão de atriz é «instável» e «já pensei desistir»

Sofia Escobar Sofia Escobar: Profissão De Atriz É «Instável» E «Já Pensei Desistir»

Sofia Escobar, que dá vida a Inês Santiago na novela Ouro Verde, da TVI, já brilhou no teatro musical em Londres e, em entrevista à revista Sexta, aponta as diferenças entre os dois mercados. Admite que já pensou em desistir de uma profissão tão «instável» e afirma que faz falta um sindicato que defenda os direitos dos atores.

«Esta é uma área com muita concorrência e a falta de estabilidade é muito difícil, sobretudo para quem, como eu, tem uma família. É complicado não saber quando vem o próximo ordenado, se é que vem», afirma Sofia Escobar na entrevista.

«Há muita coisa para ser melhorada nas condições de trabalho dos atores. Falo dos contratos, por exemplo», refere a atriz, acrescentando que «o problema é que não há unidade na profissão. Se fôssemos todos a recusar, ninguém era tido por vedeta. Agora, se uns se sujeitam e outros não, gera-se desequilíbrio e mal-estar». Em Londres, esta situação não acontece porque «lá há uma tabela, um salário mínimo para cada tipo de personagem», explica.

Na entrevista, Sofia Escobar comenta ainda a falta de ordenados na série Ministério do Tempo, da RTP1, considerando a situação «impensável!», mas reconhece que «pelo menos fala-se no assunto, perdeu-se o medo».

Recorde-se que aos 20 anos, depois de fazer canto no Conservatório de Música no Porto, Sofia foi para Londres. Partir à aventura foi um risco: «Os meus pais hipotecaram a casa para pagarem o curso», admitiu a atriz que também trabalhou numa cervejaria na capital inglesa para ganhar um dinheiro extra. Em 2010, veio para Portugal e estreou-se em televisão, na TVI, na série Morangos com Açúcar. Revela que foi uma «curta mas muito agradável experiência».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News