fbpx

Shakira nega dívida de 14,5 milhões ao fisco espanhol

Ângela Coelho
2 min leitura

Shakira foi esta quinta-feira, dia 6 de junho, a tribunal devido a uma acusação de fraude fiscal. De acordo com a imprensa espanhola, a colombiana é acusada de não se declarar oficialmente residente em Espanha, embora viva no país há cerca de três anos, defraudando, assim, o fisco em 14,5 milhões de euros.

O fisco espanhol considera que Shakira deixou de pagar 12,3 milhões de euros em impostos de renda e quase 2,2 milhões de euros à Autoridade Tributária da Catalunha de imposto sobre património.

Durante o período em causa, os procuradores consideram que a mulher de Gerard Piqué terá cometido seis delitos fiscais que podem resultar em pena de prisão, para além do pagamento de multas.

Depois da audiência, que se realizou em Madrid, a cantora garantiu estar inocente através de um comunicado oficial. “Shakira cumpriu, em todos os momentos, incluindo o período entre 2011 e 2014, com as suas obrigações tributárias em todos os países em que trabalhou (incluíndo os EUA) e não deve quantidade nenhuma ao fisco espanhol”, pode ler-se no comunicado.

“Shakira está, como sempre, em disposição absoluta de colaborar com a Administração Tributária de forma a solucionar o diferendo”, acrescenta.

Sabe-se que a artista colombiana chegou a pagar 20 milhões de euros de impostos que estavam em atraso, referentes ao ano de 2011.

Recorde-se que recentemente outras figuras públicas foram investigadas por, alegadamente, fugirem ao fisco espanhol, é o caso de Lionel Messi, Neymar, Radamel Falcao, Javier Mascherano, Luka Modric, Ángel Di María, Marcelo e Cristiano Ronaldo.

Relacionado: