fbpx

Roberto Leal luta contra o cancro

A. Oliveira
3 min leitura

O músico português emigrado no Brasil, Roberto Leal, falou, pela primeira vez a Geraldo Luís, apresentador do programa Domingo Show, da Record TV, que tem vindo a lutar contra um cancro.

Roberto Leal abriu as portas de sua casa ao programa do amigo, Geraldo Luís, e numa entrevista exclusiva revelou que só a fé o agarrou à vida, mesmo quando estava a passar pelo muito sofrimento causado pela doença. O cantor partilhou ainda a necessidade que teve em se isolar para conseguir superar a doença.

Sobre o diagnóstico, Roberto Leal conta que começou a sentir uma grande dor, que se associava a uma hérnia discal na lombar. “Era uma dor que começava no final da minha coluna, chamada hérnia discal, que se estendia para a minha perna direita e adormecia a perna. Tinha horas em que eu não sentia sequer a perna do joelho para baixo. A dor foi progredindo até ao momento em que eu nem sequer me conseguia manter de pé“.

O cantor chegou a fazer acupuntura, mas sem sucesso, foi então que a equipa médica que o acompanhava aprofundou a análise e descobriu que Roberto Leal tinha um cancro. Questionado se em algum  momento teve medo de morrer, Roberto respondeu sem hesitar: “Não! Não mesmo porque, Márcia Lucia, a minha companheira de 42 anos disse: ‘Roberto como é que aceitas tão resignado e só com oração esta doença?’, eu aceito porque eu acredito e o que for decido por Deus é o melhor pra mim. Se eu realmente cheguei a esta situação, se este caminho é o único caminho possível, eu não tenho escolha, mas voltar para atrás, não. Isso é próprio de alguém que sabe que há uma luz no fim do túnel, e eu sei e tenho certeza que o amor vencerá toda a dor“.

Roberto Leal também contou que a vista direita foi afetada, pelo que está, atualmente, cego da mesma, mas acredita que assim como o cancro entrou em remissão, também conseguirá recuperar a visão. O cantor chegou a ter diagnosticadas duas cataratas após as 10 radioterapia que fez. O tumor, quando cresceu, também lhe descolou a retina.

O cantor, que saiu de Portugal para o Brasil com 11 anos de idade, foi operado três vezes para a remoção do tumor e tem estado a ser sujeito aos tratamentos para a remissão do cancro que o afeta.

Ainda durante o programa, Geraldo Luís proporcionou um reencontro a Roberto Leal ao fazer entrar em casa do músico as suas netas, que viajaram de Portugal para o Brasil, para celebrar esta quadra festiva com o avô.