fbpx

Rita Pereira fala sobre racismo: “Temos de ser nós, os novos pais, a acabar com isso…”

Rita Pereira publicou recentemente um vídeo nas redes sociais onde desmitifica o que é "cor de pele".

Joana Aleixo
2 min leitura
Instagram

Foi em conversa com a SELFIE que Rita Pereira falou sobre o racismo e sobre um dos últimos vídeo que colocou nas suas redes sociais, onde tentar, junto do seu filho, desmitificar o que é “cor de pele”.

À SELFIE, a atriz começou por explicar: “Acima de tudo, quando falo desses assuntos, tento sempre meter-me numa posição de mãe que tem uma família mix. Faço parte de uma família mix, que é cada vez mais presente no mundo inteiro. Em Portugal, já era há muito tempo, mas há muitas pessoas que ainda não sabem lidar muito bem com isso. Acima de tudo, o racismo e a forma como são abordados determinados assuntos estão tão incutidos na sociedade que as pessoas, às vezes, dizem coisas que não se dão conta (…)“.

Há tanto racismo estrutural na nossa sociedade, que acho que temos de ser nós, os novos pais, a acabar com isso e a fazer com que as pessoas ouçam o que estão a dizer. Aquilo da cor de pele, ele não ouviu da professora. Ouviu de um colega. Aquela criança não disse aquilo com maldade. Se calhar, o pai que lhe ensinou aquilo também não disse com maldade. Lá está: é estrutural, já está na sociedade“, continuou Rita Pereira.

Ao falar sobre o impacto do vídeo partilhado, Rita Pereira confessou: “Fiquei muito feliz quando recebi centenas de mensagens… Recebi dois tipos de mensagens: umas diziam ‘muito obrigado por estar a falar sobre isso’ e outras diziam ‘nunca tinha dado conta disso’. É isso: nunca ter dado conta que digo uma coisa que é racista, que me foi incutida ou passada sem essa maldade, mas que está lá“.

Relacionado:
Siga-me:
Trago-te todas as novidades sobre os famosos e a televisão em geral.