fbpx

Rita Ferro Rodrigues despede-se de Leonor Xavier: “Obrigada por toda a sororidade”

Duarte Costa
1 min leitura
Instagram

Leonor Xavier morreu nesta segunda-feira, aos 78 anos, sete anos depois de ter sido diagnosticada com um cancro no cólon.

Rita Ferro Rodrigues lamentou a morte de Leonor Xavier, esta segunda-feira, através de uma mensagem que partilhou na rede social Instagram.

Até um dia, querida Leonor. Obrigada por toda a sororidade e por ter estado sempre do lado certo da história. Uma vida extraordinária. Uma verdadeira cristã. E uma notável feminista“, escreveu na publicação.

Jornalista e escritora de profissão, Leonor morou no Brasil entre 1975 e 1987. Foi precisamente nesse ano que conheceu Raul Solnado, por quem se viria a apaixonar. Mais tarde, escreveu a biografia do ator e também de Maria Barroso.

Trabalhou no Diário de Notícias, como correspondente no Rio de Janeiro, durante parte do período no qual esteve do lado de lá do oceano, e soma no currículo várias obras como Ponte-Aérea, Colorido a Preto e Branco ou Casas Contadas, projeto através do qual foi premiada com o prémio Máxima de Literatura, em 2010.

Também em 2016, Leonor Xavier ganhou o Prémio Frei Bernardo Domingues com o Passageiro Clandestino, um livro no qual relatou a luta contra o cancro.

Leia também: Atriz espanhola Verónica Forqué encontrada sem vida em casa

https://www.instagram.com/p/CXbXrA_JfFx/