fbpx

“Revolta”! Mulher de Ljubomir Stanisic indignada com prémio de José Avillez

Sofia Chaves Frias
2 min leitura
Instagram

Estalou o verniz! Mónica Franco mostrou que, tal como Ljubomir, não tem papas na língua. O único restaurante português distinguido pelo ‘The World’s 50 Best Restaurants’ é de José Avillez, a mulher do chef do ‘100 maneiras’ não gostou. 

Não. O restaurante do chef do ‘Pesadelo na Cozinha’, no Chiado, não está na lista britânica que elege os 50 melhores restaurantes do mundo. Nem o de Ljubomir Stanisic, nem o de nenhum outro a não ser o ‘Belcanto’ do chef José Avillez, na 42ª posição.

Mónica Franco não teve nenhuma crise de ciúmes. De resto, até felicitou o chef pela conquista. Lamenta apenas que em Portugal, não se preze a gastronomia.

“Nesta mancha humana que se vê aqui neste palco, em Singapura, nesta festa da cultura internacional, numa lista de 120 restaurantes (a lista continua até aí), conta-se apenas uma única presença nacional. Somos país de brandos costumes, sei (e gosto)! Mas até quando temos de aceitar esta ‘brandura’ das instituições, esta falta de tomates dos poderes responsáveis, esta espécie de vergonha e humildade que tresanda a preguiça?! Queremos Portugal no lugar onde deve estar! Nem mais nem menos. Só o que é justo. E justo isto não é! (E haja companhia para o Zé nos próximos anos!)”, dispara a jornalista a propósito da divulgação do ranking eleito desde 2002 por críticos de cozinha, escritores, chefes de cozinha e gastrónomos internacionais.

“Sinto-me um pouco esquizofrénica, tenho de admitir… Por um lado, feliz e orgulhosa de ver o nosso grande chefe José Avillez e o Restaurante Belcanto ascender ao pódio dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo (n.42!!), nos prémios patrocinados pela S. Pellegrino (parabéns, Zé!!!)… Por outro, enquanto portuguesa, enquanto eterna e acérrima defensora do meu país, enquanto conhecedora da gastronomia nacional (e alguma internacional), sinto vergonha, revolta…”, escreve ainda Mónica Franco.