fbpx

Resgate Sorrisos com a Associação Filhos do Coração e o Pingo Doce

David Soldado
2 min leitura

A Associação Filhos do Coração lançou em novembro de 2016 o livro infantil É mais forte o que nos une do que aquilo que nos separa, que contou com a participação de várias personalidades bem conhecidas do público português como, entre outros, Tânia Ribas de Oliveira, Clara de Sousa, João Baião e Lourenço Ortigão. Agora, o projeto é outro mas o objetivo continua a ser o mesmo: garantir a educação das crianças resgatadas da escravidão no Gana.

Em parceria com a rede de supermercados Pingo Doce, a Associação Filhos do Coração realiza, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro, uma campanha de angariação de fundos. As receitas revertem, na sua totalidade, para a atividade da Associação, criada em 2009 pela jornalista Alexandra Borges. Os portugueses podem contribuir através da compra de vales de diferentes valores disponibilizados nas caixas dos supermercados. Esses valores equivalem à oferta de uma refeição (um euro), de material escolar (três euros) ou de vestuário (cinco euros). A campanha Regaste Sorrisos contará, ainda, com uma equipa de voluntários de todo o país que, nos supermercados Pingo Doce, alertarão os portugueses para a problemática da escravidão infantil.

Alexandra Borges, a par da sua equipa, tem vindo a dedicar-se nos últimos anos à denúncia da escravatura infantil no Gana e da exploração de crianças no mundo. Tudo começou em 2007 quando a jornalista realizou uma Grande Reportagem para a TVI intitulada Infância Traficada, onde foi mostrada a situação que muitas crianças viviam no Lago Volta, no Gana. Pais vendiam por 20 euros os filhos de três e quatro anos a pescadores locais que, por sua vez, as escravizavam num trabalho desumano, traduzida em 14 horas por dia e sete dias por semana. Até à data, a Associação Filhos do Coração resgatou mais de 90 crianças associada à pesca do Lago Volta, assegurando-lhes saúde, alimentação, segurança e educação.

Redactor.