fbpx

Presidente da República condecora Fernando Tordo e Paulo de Carvalho

Além de Paulo de Carvalho e Fernando Tordo, mais duas personalidades foram agraciadas.

Ana Ramos
2 min leitura
Presidência da República

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, condecorou, na terça-feira, quatro personalidades, entre elas os cantores Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.

Fernando Tordo e Paulo de Carvalho receberam o grau de Comendador da Ordem da Liberdade. O maestro Jorge Costa Pinto e Nuno Nazareth Fernandes foram agraciados com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

“Sem vaidade. Apenas para partilhar com todos vocês. Foi-me entregue ontem pelo Presidente da República a Ordem da Liberdade, que é o que há para defender”, escreveu Fernando Tordo nas redes sociais.

“Tourada” é um dos temas mais famosos de Fernando Tordo e Ary dos Santos e que fez história, há cerca de 50 anos, por ser uma sátira à sociedade com um vocabulário inesperado.

“O Presidente Marcelo resolveu conceder-me uma Comenda. Ordem da Liberdade”, referiu Paulo de Carvalho.

“E depois do Adeus” foi a célebre canção cantada por Paulo de Carvalho que serviu como primeira senha no 25 de Abril de 1974, na Revolução dos Cravos.

A Ordem da Liberdade destina-se a “distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade”.

As personalidades foram condecoradas no Palácio de Belém, em Lisboa, e, embora tenham carreira em nome próprio, os caminhos destes quatro autores já se cruzaram na música portuguesa.

Marcelo Rebelo De Sousa Condecorações
Presidência da República