fbpx

Penhoras e hipotecas! Betty Grafstein deve milhares às Finanças

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Betty Grafstein, mulher de José Castelo Branco, tem o nome inscrito na lista de devedores às finanças portuguesas.

Aos 94 anos, Betty Grafstein tem o nome manchado no Banco de Portugal. A empresária tem três penhoras num total de dezenas de milhares de euros por processos de execução fiscal que lhe foram instaurados pelas finanças, segundo apurou a revista TV Guia, e também várias hipotecas, por entre as quais um palacete em Sintra.

A primeira hipoteca terá sido voluntária, no valor de 300 mil euros, junto do então Banco Comercial Português, em fevereiro de 2006, tendo como garantia o tal palacete em Sintra.

Também nesse ano, em dezembro, contraiu um segundo empréstimo no BCP. No caso, de 200 mil euros. A casa de Sintra voltou a ser apresentada como garantia.

Cerca de um ano depois, em novembro de 2007, Betty Grafstein pediu mais um empréstimo de 200 mil euros e o palacete de Sintra, que era a sua residência oficial, voltou a ser utilizado como garantia, perfazendo então um total de 700 mil euros.

Ao que a revista TV Guia também descobriu, a companheira de José Castelo Branco cumpriu com as obrigações junto da entidade bancária, mas não o fez relativamente às finanças. Nesse sentido, em novembro de 2018, o serviço de Finanças de Sintra-1 avançou com um processo de execução fiscal com a penhora de perto de 10 mil euros, já com os juros de mora incluídos.

Em outubro de 2020, mais uma penhora por parte do mesmo serviço de Finanças. Dessa feita, de mais de 37 mil euros. E mais outra em março de 2022, à volta de 3500 euros.

De acordo com a atualização referente a 31 de janeiro de 2023, Betty Grafstein deve entre 7500 e 25 mil euros.

Leia também: Betty Grafstein revela fotografia antiga: “Nos glamorosos anos 60”