fbpx

Padre Ricardo Esteves: “Mais tarde ou mais cedo, perdemos a nossa guerra contra o tempo”

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

O padre Ricardo Esteves partilhou mais um dos seus pensamentos.

O padre Ricardo Esteves, conhecido pelas várias participações em programas de televisão, tem utilizado a rede social Instagram, onde tem perto de 30 mil seguidores, para partilhar algumas reflexões. Recentemente, fez uma sobre a luta do ser humano contra o tempo.

Mais tarde ou mais cedo, perdemos a nossa guerra contra o tempo. A nossa juventude escapa-nos do corpo e a gravidade, descarada, toma consigo tudo aquilo que cuidadosamente nos esforçamos para manter no lugar“, começou por escrever numa nova publicação.

Já não acreditamos nos cremes que apagam as marcas das muitas risadas, penas, transtornos, cansaços, que estão no nosso rosto. Tomamos vitaminas, colagénio, limão, gengibre, mel, ómega 3… Comemos menos para ficarmos cheios de fome. Um dia, damo-nos conta de que não vemos tão bem sem óculos, que a nossa cintura alarga, os joelhos arredondam e, um dia, cansamos de imitar, diante do espelho, aquele ou aquela jovem que fomos“, continuou.

Assim, aceitamos que vivemos mais vida do que aquela que nos resta. E que bom que é saber ter vivido e sentido, saber ter dado tanto amor e recebido. Adquirir a experiência e aprender com a paciência. Que importa se foi a gravidade que ganhou e perdemos a guerra contra as rugas? Que importa se a beleza do corpo se foi, mas ficou a beleza da alma? Essa beleza da alma é infinita e cheinha de amor e perdão“, salientou.

Que importa se vamos para velhos? É uma honra ter sabido viver e continuar a ser mãe, pai, esposa e esposo, noivos, avós e amigos… Ainda temos muito amor para viver e chega sem exigir nem pedir. Esta é uma etapa maravilhosa de ser como somos, e de nos amarmos tal como somos. Sabes porquê? Porque é lindo seguir em frente com tudo o que vivemos e aprendemos. A beleza não está no que se tem, mas na essência do que se é como pessoa“, acrescentou ainda o padre Ricardo Esteves.

Leia também: Padre Ricardo Esteves explica ‘like’ na nova tatuagem (no rabiosque) de Luciana Abreu

Relacionado: