fbpx

Padre fala da viagem com Tony Carreira e Fátima Lopes

A Televisão
4 min leitura

Tony Carreira foi, pela primeira vez, a Fátima na condição de peregrino. Fátima Lopes acompanhou o cantor.

Tony Carreira foi a Fátima na condição de peregrino pela primeira vez. A apresentadora Fátima Lopes acompanhou o cantor. “Posso dizer-vos que desta vez, ao chegar, senti e vivi um misto de emoções completamente diferente de todas as outras vezes”, escreveu o artista nas redes sociais.

O padre Francisco Mendes é responsável pela paróquia da Charneca da Caparica há quatro anos e meio, e fala desta experiência única. “Há toda uma devoção, um enlevo, uma ansiedade em lá chegar, em participar nas celebrações, ir à Capelinha, acender uma vela e ficar em silêncio, em oração. Quem vai fica de imediato com vontade de fazer a peregrinação de novo, de lá voltar”, explica à Telenovelas, referindo que o percurso é muito exigente, tanto psicológica como fisicamente.

O caminho pode ser angustiante. Quando vou com um grupo, tento que não se ande mais do que 30 km por dia, mas é duro. Não se tem o conforto de casa, a comida é diferente, as pessoas também, ainda que haja bom apoio. Daí que a presença de um padre seja tão importante, pois ele faz o acompanhamento espiritual. Ele dá o conforto e faz a conversa ligeira que também é necessária, porque a peregrinação não é só penitência. Também há momentos de rir e falar além dos de oração e silêncio”, refere o pároco.

Quem acompanhou Tony Carreira

Tony Carreira foi acompanhado pelo padre João Luís e no grupo estavam vários peregrinos e uma pessoa especial. “A minha querida amiga Fátima Lopes, que tem o coração do tamanho do mundo, ajudou-me muito nesta viagem. Eternamente grato”, escreveu o músico nas redes sociais, partilhando várias imagens com os fãs.

Segundo o padre Francisco Mendes, ir com um grupo de amigos em peregrinação pode fazer toda a diferença. “Cada um tem a sua motivação para a jornada mas muitas vezes vai-se em busca de respostas e é preciso desanuviar a cabeça, sair do ambiente de todos os dias. E fazê-lo com alguns amigos que sabemos que nos querem bem e que se preocupam connosco ajuda a encontrar o que procuramos. A fé, quando partilhada, é mais gratificante.

Terá Tony Carreira encontrado essa fé? “Ele nunca a terá perdido. Mas precisou de ir nesta peregrinação e sentir a proximidade e carinho dos seus companheiros de viagem para ter as suas forças renovadas”, afirma à referida publicação.

Foi muito bom que Tony Carreira tenha ido nesta altura a Fátima. Há menos gente, menos confusão e os vários aspetos do Santuário estão mais disponíveis”, diz ainda o padre Francisco Mendes.

De referir que Tony Carreira testou positivo à Covid-19 após esta ida a Fátima. Em declarações à TV 7 Dias, o padre João Luís revelou que, para a peregrinação, foram tomadas todas as medidas de segurança no que diz respeito à Covid-19. “Fizemos teste para ir e na chegada também“, garante.

Sobre o estado emocional do cantor à chegada, o padre João Luís optou por dar uma resposta genérica. “Uma peregrinação é sempre para recarregar baterias, é sempre um sinal de esperança, e isso acontece com todo o grupo“.

Leia também: Fernando Mendes e Tony Carreira apadrinham novo projeto de restauração

Siga-me:
Redactor.