fbpx

Oficial! Rainha Margarida da Dinamarca abdica do trono dia 14 de janeiro

A Rainha Margarida da Dinamarca vai abdicar do trono ao fim de 52 anos de reinado.

Joana Aleixo
1 min leitura
Getty Images

É oficial que a Rainha Margarida da Dinamarca irá abdicar do trono ao fim de 52 anos de reinado a favor do filho mais velho, que se tornará no rei Frederik X. A monarca avançou a informação dia 31 de dezembro, durante uma transmissão televisiva do seu discurso de Ano Novo.

No dia em que completa 52 anos de reinado, a 14 de janeiro, Margarida II vai passar o testemunho. Desde 1600 que a monarquia dinamarquesa é hereditária, sendo a coroa herdada após a morte do soberano. Até 1953, apenas os descendentes masculinos do rei podiam herdar o trono, contudo, através de um referendo, foi estendido ao sexo feminino.

Segundo o site oficial da família real dinamarquesa, em 2009, houve uma alteração do Ato de Sucessão, em que foi implementada a igualdade na sucessão ao trono, sendo este agora herdado pelo filho mais velho do soberano, independentemente do género.

Desta forma, na Dinamarca, até à data, a sucessão ao trono ocorria após a morte do monarca. Contudo, a próxima será diferente, e ocorrerá durante a reunião do Conselho de Estado, no momento em que a Rainha Margarida da Dinamarca assinar a declaração de abdicação.

Siga-me:
Trago-te todas as novidades sobre os famosos e a televisão em geral.