fbpx

Oficial! Judite Sousa não renova e deixa de ser jornalista

EXCLUSIVO A TELEVISÃO! Chegou definitivamente ao fim a carreira de jornalista de Judite Sousa.

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Judite Sousa terminou de forma polémica a sua colaboração com a CNN Portugal, em junho de 2022, menos de um ano depois de ter sido ela a apresentar o primeiro noticiário do canal que veio substituir a TVI 24.

Na altura, a comunicadora já tinha avisado que iria deixar o cargo de jornalista. “Retirada do jornalismo e da televisão, manterei de ora em diante os vínculos emocionais com os meus 136 mil seguidores na plataforma Instagram“, escreveu a 19 de agosto do ano passado.

Contudo, durante mais de um ano, Judite Sousa manteve-se na lista de profissionais do setor, divulgada pela CCPJ – Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, com o nome “Judite Sousa” e o número “241”.

Segundo apurou, em primeira mão, o A Televisão, Judite saiu dessa lista recentemente, deixando em definitivo uma atividade à qual se dedicou durante cerca de quatro décadas.

Carreira de Judite Sousa

Ao longo da carreira, Judite Sousa chegou a ser diretora-adjunta de Informação da RTP, durante a direção de José Rodrigues dos Santos, entre 2000 e 2002, e mais tarde assumiu também o cargo de subdiretora de Informação da TVI, quando trocou o canal público pela estação de Queluz de Baixo, em 2011.

Como repórter, cobriu grandes acontecimentos como o Genocídio do Ruanda, em 1994, a ofensiva da Sérvia na Guerra dos Balcãs, em 1995, a Declaração Conjunta Luso-Chinesa, em 1999, ou a crise que se sucedeu ao 11 de Setembro, no Paquistão, em 2001.

Fez também a cobertura do casamento de William e Kate Middleton e do casamento de Alberto II, príncipe do Mónaco, e Charlene Wittstock, assim como o Jubileu da rainha Isabel II de Inglaterra, em 2022, poucos meses antes do falecimento da monarca.

Judite Sousa recebeu diversas homenagens

Sobre a carreira de Judite Sousa, destaque também para março de 2005, quando foi agraciada como comendadora da Ordem do Mérito pelo então Presidente da República Jorge Sampaio. A 19 de abril de 2012 venceu o troféu de “Melhor Jornalista” na gala dos Troféus TV 7 Dias e a 11 de junho de 2017 foi eleita “Personalidade do Ano” na gala dos Troféus da Televisão 2017.

Leia também: Judite Sousa aplaudida em dia de aniversário

Relacionado: