Famosos

O príncipe William e seu filho George podem não suceder ao trono

Instagram

O príncipe William e seu filho George podem perder o direito à sucessão ao trono, devido a uma regra da realeza.

Ao que parece existe uma regra na linha de sucessão ao trono que poderá por em causa o lugar de alguns membros da família real inglesa e em causa podem estar  William e George. Segundo se sabe, o príncipe William é o segundo na linha de sucessão ao trono, uma vez que ele é filho do príncipe Carlos, o herdeiro ao trono depois da rainha Isabel II. Ora por sua vez, o príncipe George que é o filho mais velho do William será igualmente herdeiro.

A sucessão ao trono é regulada, não só pela descendência, mas também pelo estatuto do Parlamento. Assim e uma vez que a realeza inglesa são membros da igreja anglicana e quando a rainha a assumir a sua chefia, passa a significar que, caso William ou George virem as costas a essa crença, podem perder o direito ao trono.

A regra é controversa e é apresentada no próprio site da família real: “A lei estabelece que apenas os descendentes protestantos da princesa Sofia – a eletiva de Hannover e neta de James I – são elegíveis para suceder. Atos subsequentes confirmaram isto (…) um católico romano é especificamente excluído da sucessão ao trono. Deve, além disso, estar em comunhão com a Igreja de Inglaterra e jurar preservar as Igrejas de Inglaterra e da Escócia estabelecidas. Deve prometer manter a sucessão protestante.”

Contudo, sabemos que é permitido aos membros da família real podem casar com católicos romanos “Os príncipes George, Charlotte e Louis podem casar com alguém da igreja católica, mas os seus filhos terão de ser educados na Igreja de Inglaterra se querem manter o seu lugar na linha de sucessão ao trono.” afirma Richard Fitzwilliams, historiador real.

Isto não significa a perda ao direito da linha de sucessão, segundo o historiador significa que mesmo estando autorizados a casar com pessoas católicos, sendo o rei chefe da igreja de Inglaterra teriam de estar em comunhão com aquela religião.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News