fbpx

O presente que Manuel Luís Goucha ofereceu à mãe e a reação inesperada

Manuel Luís Goucha revela a reação curiosa da mãe ao seu presente no dia em que esta celebrou 100 anos

Pedro Vendeira
6 min leitura
Instagram

Maria de Lourdes, mãe de Manuel Luís Goucha, completou 100 anos de vida e o apresentador gravou um vídeo para fazer um agradecimento aos seguidores.

“Esta conversa hoje é completamente diferente daquelas que temos tido nos últimos domingos aqui mesmo. Esta serve sobretudo para agradecer-vos as milhares de mensagens que eu recebi ao longo do dia de ontem e a propósito do aniversário da minha mãe“, começou por dizer o apresentador.

E já lá vão 100 anos a Maria de Lourdes nasceu a 8 de julho de 1923 em Boarcos, na cidade da Figueira da Foz, tal como a mãe dela, e por isso também a cidade da Figueira da Foz faz parte da minha geografia sentimental. Aliás, eu passei os verões da minha infância e da minha adolescência naquela cidade“, acrescentou.

Manuel Luís Goucha recordou as conversas que foi tendo com a mãe desde o começo deste ano. “No início deste ano, eu fui-me metendo com a minha mãe, como que ia fazer uma contagem decrescente em relação ao dia de ontem. E de vez em quando eu dizia-lhe “ah, estás quase a fazer 100 anos, daqui a 5 meses 100 anos”, ao que ela sempre me foi dizendo a mesma coisa. “Ah, já não chego lá”. Minha mãe tem sempre qualquer coisa de dramático no tom de voz, quando fala destes assuntos. “Ah, já não vou chegar lá”. Mas isto é uma coisa que eu ouço desde os seus 49 anos, há 51 anos que eu ouço dizer “Ah, já não chego lá” e chegou aos 100 anos“, contou.

Depois, à medida que o dia de ontem se ia aproximando, eu ia reforçando, portanto, sempre a ideia de que iria estar com ela, eu e o Rui iríamos a Coimbra. Mas ela sempre foi dizendo “nada de festas, eu não quero nenhuma festa, por causa do meu aniversário”. Ela não é dada a festas, estão a ver a quem eu saio?“, revelou Manuel Luís Goucha.

O apresentador revelou como foi o dia de ontem: “Mas sempre fomos falando na ideia de ir a Coimbra, claro, como aliás fazemos quase nos últimos anos, então fazemos sempre, para dar-lhe um beijo de parabéns. Ao que ela também rapidamente me disse “mas não venham a almoçar, não venham há hora do almoço, venham depois do almoço, eu não quero confusões”. A minha mãe não é dada a confusões. Estão a ver a quem eu saio… E assim fizemos. Portanto, almoçamos em Coimbra e depois fomos dar-lhe um beijo, estar com ela, estar com o meu irmão, a minha cunhada, ela esteve também com os seus netos e respetivas companheiras, com os seus bisnetos, digamos que o núcleo duro da família, os parentes que lhes são mais chegados, brindámos ao centenário

Em seguida, Manuel Luís Goucha falou sobre a prenda que a mãe pediu e a resposta que lhe deu. “Há coisa de um mês para aí, ela começou a perguntar-me pela prenda. “O que é que tu me vais dar de prenda?” Eu conheço-a há muitos anos. Eu sei bem qual é a prenda que ela gosta, mas fui dizendo. “Olha, estou a pensar a dar-te um grande ramo de flores, rosas, 100 rosas, uma por cada aniversário, uma por cada ano de idade.” E ela lampeiramente me respondeu “eu não quero rosas, eu não quero flores, eu quero é dinheiro”.”

“Eu já sabia que essa seria a sua resposta, é sempre a resposta dela. Mas isto faz sentido na vida desta mulher. O dinheiro para ela sempre foi sinónimo de independência e de segurança. A minha mãe sempre trabalhou e sempre foi independente à custa do seu trabalho. E Mais ainda, quando se separou do meu pai, já lá vão 64 anos. Uma mulher separada do marido há 64 anos era uma mulher que era apontada, ainda por cima num meio pequeno, como por exemplo a cidade de Coimbra, para a qual ela foi viver
após a separação. Ela não era divorciada porque o divórcio não existia, o divórcio é mais uma conquista da democracia”, explicou.

O apresentador revelou ainda a prenda que deu à mãe: dinheiro. “A minha mãe, portanto, sempre trabalhou e o dinheiro para ela era garantia da independência face ao marido, face ao ex-marido e mais tarde face também ao segundo companheiro que teve durante 19 anos. Por isso o dinheiro para ela ainda tem essa importância. E pronto. Foi a prenda que eu lhe dei“, rematou Manuel Luís Goucha.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com