fbpx

Nuno Markl sobre presentes que lhe dão: “É muito desperdício para promover produtos”

Vanessa Jesus
3 min leitura
Instagram

Nuno Markl partilhou um texto nas redes sociais onde fala sobre os presentes que recebe sem pedir. O locutor da rádio Comercial realçou os presentes sem utilidade e o desperdício de produtos.

Nuno Markl partilhou um texto onde diz concordar com João Manzarra quando o tema é o desperdício dos presentes que lhes são oferecidos.

Há muita coisa que dou, mas há outra tanta que, na verdade, não tem utilidade para ninguém: material promocional feito de, ou envolto em, doses insanas de papel e plástico. Tal como o João, agradeço a simpatia – mas é muito papel, é muito plástico, é muito desperdício para promover produtos“, escreveu Nuno Markl, salientando que não tem espaço em casa para montar um “museu”.

Texto na íntegra de Nuno Markl:

O João Manzarra fez um post muito pertinente, há uns dias, sobre uma realidade que também conheço. Estava ainda agora a esvaziar o carro de coisas que empresas me mandam, para a rádio e para a agência, e a pensar na percentagem ínfima delas que, de facto, uso.

Há muita coisa que dou, mas há outra tanta que, na verdade, não tem utilidade para ninguém: material promocional feito de, ou envolto em, doses insanas de papel e plástico. Tal como o João, agradeço a simpatia – mas é muito papel, é muito plástico, é muito desperdício para promover produtos.

É um amontoar de inutilidade que pode ser, na essência, uma bonita ideia de agência de comunicação, mas que na prática se salda em tralha a que ninguém consegue dar uso, que só polui e que, em muitos casos – lamento – mas a única coisa que me proporciona é uma ida aos contentores de separação de lixo.

E mesmo quando são enviadas coisas a que se dá uso – como livros – há quem enfie um exemplar solitário dentro de um caixote enorme forrado a almofadas de plástico gigantes. Um bom e pequeno envelope almofadado faz maravilhas, malta!

É nestes procedimentos que se vê os tantos passos que ainda falta dar, em tantas empresas, por uma maior sustentabilidade. Não nego que recebo aqui embalagens que são prodígios de design, coisas super vistosas que ficariam lindamente num museu da publicidade e comunicação. Mas aqui em casa não tenho espaço para montar tal museu…

Leia também: Auxiliar do IPO morre dois dias depois de ser vacinada contra a Covid-19

Relacionado: