fbpx

Nuno Markl mostra-se revoltado com os casos de pedofilia na Igreja: “É de uma baixeza, de uma abjecção, é o Mal”

Vanessa Jesus
3 min leitura
Instagram

Nuno Markl partilhou um texto de revolta e indignação no Instagram, sobre os casos de pedofilia na Igreja. O radialista e apresentador da RTP1 deixou ainda uma sugestão para as Jornadas Mundiais da Juventude.

Nuno Markl partilhou um longo texto sobre os casos de pedofilia na Igreja. Jessica Athayde foi uma das pessoas que aplaudiu as palavras do radialista.

“Lembro-me de ter falado sobre este assunto há uns tempos, no meu Instagram, e de alguém, revoltado, me ter atirado com ‘whataboutism’ à cara: ‘Agora só se fala de abusos sexuais e pedofilia na Igreja, quando há em tantas outras áreas’. Certo. E é sempre mau: não há abusos e pedofilia menos graves do que outros. É sempre, sempre mau”, começou por escrever.

“Mas um dos contextos mais abjectos em que este horror puro pode acontecer é a Igreja. Pela importância que tem. Pela dimensão que tem. Pelo que representa, para tanta gente, de abrigo, de acolhimento, de esperança. De fé, no fundo. Ler uma citação de um padre que, depois de cometer um abuso, diz à vítima ‘Deus está orgulhoso de ti’ é a modos que o fim do mundo. É de uma baixeza, de uma abjecção, de um calculismo – é O Mal”, acrescentou.

O radialista criticou o facto de ser não haver castigos severos para os criminosos. “(…) Em vez disso, nem raio, nem prisão, nem castigo, em tantos casos – apenas silêncios, mudanças de paróquia, e sempre uma altivez tremenda a condenar pecados alheios sem reconhecer os horrendos pecados que se passam entre as suas paredes”, acrescentou, falando de seguida do evento que vai acontecer em agosto em Lisboa.

“Não digo que as Jornadas da Juventude não deveriam acontecer; mas diria que deviam ser sobre isto. Deviam ser uma oportunidade histórica para tão gigante instituição reflectir, assumir, pedir desculpa e anunciar como pretende lidar com isto no futuro para que seja aquilo que tanta gente em todo o mundo quer acreditar que ela é”, rematou.

Os comentários foram imediatos. ” Tenho muita dificuldade em manifestar -me sobre isto porque dá-me vómitos. Mas é isto que escreveste sim”, comentou Jessica Athayde. “Completamente de acordo. 👏👏👏”, acrescentou Maia.

Relacionado: