Famosos

Morreu o pai de Rui Veloso aos 95 anos

Reprodução Instagram

Faleceu Aureliano Veloso, o primeiro presidente democraticamente eleito para a autarquia do Porto após o 25 de abril, aos 95 anos. O ex-autarca e engenheiro é pai do cantor Rui Veloso.

Aureliano Veloso foi eleito como independente pelo Partido Socialista, tendo presidido a cidade do Porto entre 1977 e 1980. Em 2011, o engenheiro recebeu a medalha municipal de honra da cidade invicta.

“O engenheiro Aureliano Veloso é uma figura de um enorme relevo na vida cívica da cidade do Porto. Liderando a lista do Partido Socialista, foi o primeiro presidente eleito após o 25 de abril, sendo uma referência para todos os socialistas do Porto”, escreveu o presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista Manuel Pizarro, numa nota de imprensa.

“O seu irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses”, continuou Pizarro.

Também o atual presidente da autarquia do Porto, Rui Moreira, deixou a sua homenagem no Facebook: “Foi o primeiro presidente de Câmara do Porto depois do 25 de Abril. Irmão do Brigadeiro Pires Veloso, pai do meu velho amigo Rui, era um democrata, um homem simples mas muito determinado, um servidor da causa pública. Tenho honra em ser o seu mais recente sucessor”.

As cerimónias fúnebres de Aureliano Veloso realizam-se esta quinta-feira, às 16:30, no Tanatório de Matosinhos.

ATV News