fbpx

Morreu o músico Júlio Costa, do Trio Odemira

Pedro Vendeira
2 min leitura

O músico Júlio Costa, do Trio Odemira, morreu, esta sexta-feira, dia 12, aos 85 anos.

Morreu Júlio Costa, do Trio Odemira, esta sexta-feira, 12 de março, cinco dias depois de o irmão Carlos ter falecido. A informação foi revelada pelo ator Paulo Vasco à agência Lusa

O músico Júlio Costa morreu, esta sexta-feira, dia 12, aos 85 anos, cinco dias depois de o irmão Carlos ter falecido. Desaparecem, assim, num curto espaço de tempo, os elementos fundadores de um dos mais longevos e, sem dúvida, profícuos grupos da história da música portuguesa“, disse Paulo Vasco.

O grupo musical foi fundado há quase 63 anos, em 1958. Por entre alguns dos seus maiores êxitos, destaque para os temas ‘Ana Maria‘ e ‘Anel de Noivado‘.

Os Trio Odemira atuaram em vários países um pouco por todo o mundo, como África do Sul, Angola, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra ou Suécia. Para além de Carlos Costa, contavam ainda com a participação dos seus irmãos Júlio Costa e Mingo Rangel.

Segundo a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX indica que o repertório do trio inclui várias canções espanholas e sul-americanas, algumas gravadas em português, temas tradicionais da Beira Baixa e do Alentejo, e versões de canções gravadas por Tony de Matos (1924-1989), Amália Rodrigues (1920-1999) e Max (1918-1980).

O grupo, segundo a enciclopédia, detém recordes de vendas como um Disco de Platina (mais de 140 mil exemplares) e seis Discos de Ouro (mais de 40 mil exemplares, cada).

Em 2019, o trio celebrou os 60 anos de carreira, com uma atuação, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Em setembro de 2016, foi distinguido com o Prémio de Mérito e Excelência Cidade de Moura, na área da música.

Leia também: Sara Carbonero e Iker Casillas anunciam separação

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com