fbpx
Famosos

Morreu a atriz Eunice Muñoz aos 93 anos

Eunice Muñoz
Instagram

A atriz Eunice Muñoz morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos.

Morreu Eunice Muñoz, esta sexta-feira, 15 de abril. A atriz, considerada a “dama do teatro português”, tinha 93 anos e nos últimos meses, dividira o palco com a sua neta, Lídia Muñoz, na peça “A Margem do Tempo”. O seu último trabalho foi na novela da TVI “Festa é Festa”.

O presidente da República já manifestou o seu pesar pela morte da atriz. “É profundamente consternado que tomo conhecimento da morte de Eunice Muñoz, uma referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses“, disse Marcelo Rebelo de Sousa à Lusa.

A peça, de Franz Xaver Kroetz, estreou-se em abril de 2021 e contava com encenação de Sérgio Moura Afonso. Depois das primeiras apresentações no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, a atriz e a sua neta arrancaram uma digressão pelo país, que culminou no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a 28 de novembro, exatamente 80 anos após a sua estreia.

No final da sessão foi prestada uma homenagem à atriz. “Este teatro foi a minha casa durante muito anos, fui feliz no palco, em tudo o que cá fiz“, afirmou Eunice Muñoz, no final da sessão.

Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira“, frisou.

O teatro precisa de nós, de nós no palco e de vocês que recebem o melhor que temos para dar“, acrescentou ainda.

Nascida na Amareleja, em Beja, a 30 de julho de 1928, Eunice Muñoz completou oito décadas de carreira em novembro de 2021. A estreia de Eunice aconteceu, assim, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, que aí se encontrava sediada.

Ao longo de oitenta anos de atividade, a atriz participou em cerca de duzentas peças de teatro, tendo colaborado com cerca de uma centena de companhias, adiantam os dados Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em cinema e televisão, somam-se mais de oitenta produções entre filmes, telenovelas, séries e programas de comédia.

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos após ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Não podia ser outra coisa, só podia ser atriz“, frisou Eunice Muñoz quando celebrou os 70 anos de carreira, em 2011. A atriz viria agora a falecer, a 15 de abril, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, confirmou o seu filho à agência Lusa.

Leia também: Eunice Muñoz posa com o bisneto num registo encantador: “5 meses de Amadeo”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>