fbpx

Morreu Artur Albarran

A Televisão
5 min leitura
Arquivo Lux

Morreu o jornalista Artur Albarran.

Morreu nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o jornalista Artur Albarran. Tinha 69 anos e sofria de leucemia. O apresentador lutava contra um cancro há dois anos, tendo levado um transplante de medula óssea.

No final de novembro do ano passado, o estado de saúde do jornalista tinha se agravado, deixando-o ainda mais debilitado. Em agosto de 2021, tinha sido  internado nos cuidados intensivos, depois de ter sido infetado com Covid-19, que piorou o seu estado de saúde.

Em fevereiro de 2019, anunciou ter recebido um segundo transplante de medula óssea.

Famosos despedem-se de Artur Albarran

Nas redes sociais, são muitas as homenagens de amigos e colegas do antigo jornalista.

Bárbara Guimarães: “Artur… isto não se faz. Vais-te embora sem avisar, sem antecipar a notícia como sempre me ensinaste a fazer. Saudade é amar um passado que contigo ainda não passou, é recusar o presente e não querer aceitar o futuro sem ti! ?”

Carlos Cruz: “Morreu Artur Albarran. Recordemo-lo com o seu sorriso imagem da sua permanente alegria a agarrar a vida. Assim se manterá, tenho a certeza disso, no seu novo destino. Um Abraço, Artur. Descansa tranquilo!”

Nuno Santos: “NO ADEUS AO ARTUR ALBARRAN. Sempre me interroguei como é que o Artur viveu todas as suas vidas, muito mais de sete, de forma tão intensa, tantas vezes no fio da navalha. E, sim, caiu para se levantar a seguir. Uma vez e outra e outra. Emocionava-me o amor que tinha pelos filhos mesmo quando a vida ditava longas separações. Nós, os seus amigos, ficávamos sempre melhor quando ouvíamos a sua gargalhada absolutamente única e contagiosa, que acho que ficou como uma certa imagem de marca.

O Artur poderia ter sido um grande jornalista, um enorme pivot ou outra coisa qualquer. Era um fora de série. Nunca lhe perguntei, mas acho que escolheu sempre viver um dia de cada vez – como se fosse o último – e foi também essa forma de estar que o fez fintar a morte que há uns anos lhe anunciavam. O “Grande Artur” que exigia que eu ficasse na casa dele em Cape Town – incrustada na montanha- não foi apenas um homem de muitas vidas. Foi um homem maior que a vida, uma personalidade invulgar e multifacetada.

Deixa imensos amigos e muitos filhos que o adoravam. E a Sandra, claro, a quem deixo um beijo termo e especial. Tinha um gosto pelas pessoas que o deveria ter feito viver para sempre Obrigado, @arturalbarran”

Vera Roquette: “Morreu o meu ex- colega e excelente jornalista da RTP, Artur Albarran. As suas gargalhadas eram fantásticas. Guardo as melhores memórias desses momentos. Sofreu vários anos de doença prolongada, batalhando sempre, corajosamente. Partiu hoje. Um gd beijinho para ti, querido Artur. Que descanses finalmente em Paz. ??????

Hugo Andrade: “Que notícia triste. O Artur partiu. Somos amigos há mais de 30 anos. Huguinho. Era assim que me tratava desde sempre. Foi assim que me tratou na última vez que trocámos uma mensagem. Recordo-o sempre com este sorriso e com aquela gargalhada de felicidade que tanto o caracterizaram. Estou muito triste. O Artur era um príncipe. Todos os que tivemos o privilégio de o ter por perto estamos mais pobres. Gosto muito do Artur e vou ter muitas saudades do carinho e da amizade dele. Descansa em paz, Artur. Nunca te esquecerei.”

Nota de pesar da TVI

A Media Capital manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Artur Albarran, antigo jornalista da TVI.

Artur Albarran chegou à redação da TVI em 1993, pouco depois do arranque da televisão privada. Em Queluz de Baixo conduziu um programa com o próprio nome e apresentou o principal jornal da estação, ao lado de Bárbara Guimarães e Sofia Carvalho. Foi um dos rostos da informação da TVI até 1996.

A TVI recorda-o como um profissional ousado, que construiu uma relação de grande proximidade com o público. Os seus programas, bem como as reportagens que fez como enviado especial à Guerra do Golfo, ficam para a história da televisão portuguesa.

A Media Capital, o seu Conselho de Administração e os seus colaboradores endereçam as mais sentidas condolências à sua família e amigos.

Siga-me:
Redactor.