fbpx

Mário Ferreira revela o momento “mais fantástico” da viagem ao espaço

A Televisão
3 min leitura

Mário Ferreira descreveu tudo o que sentiu na viagem que fez ontem até à fronteira espacial.

Em conversa com a CNN Portugal, Mário Ferreira revela a parte “mais fantástica” da viagem ao espaço e de como foram os cerca de três minutos em que se encontrou com gravidade zero.

“A parte mais fantástica é o momento em que eles dizem: ‘Podem soltar os cintos.’ Nós não saímos da cadeira, voámos”, começou por dizer o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital. “Fizemos a formação que tínhamos treinado. A partir daí, começámos a fazer os nossos exercícios e tive de me concentrar nas fotos. Consegui ver mais do que esperava”, garantiu.

Entretanto, na conferência de imprensa concedido pelo grupo dos seis “turistas espaciais”, Mário Ferreira confessou que se tratou de uma experiência “intensa”. “Tudo o que posso dizer é que foi intenso. A sensação dos 5 G [Constante Gravitacional de Newton] foi curta, mas sentimo-la. Por isso é que falei em ‘intenso'”, disse.

“Surpreendeu-me, bastante, a altitude que conseguimos atingir. Contava ver parte da curvatura da Terra e a escuridão, mas foi, ainda, mais escuro”, acrescentou.

Mais à frente, Mário Ferreira assumiu estar já “pronto para o próximo passo”. “Agora, que já alcançámos isto, estou pronto para o próximo passo. Antes dos 65 anos, gostaria de participar num dos vossos voos orbitais, é o meu próximo objetivo, portanto, continuem o vosso trabalho”, afirmou, dirigindo-se à Blue Origin.

“Valeu a pena esperar 18 anos para que [o sonho de viajar até ao espaço] fosse concretizado”, rematou.

Recorde-se que a 22.ª missão da nave New Shepard, da empresa Blue Origin, que transportou Mário Ferreira, teve ainda mais cinco “turistas espaciais”: Coby Cotton, um dos fundadores do canal de YouTube ‘Dude Perfect’, a alpinista anglo-americana Vanessa O’Brien, o especialista em tecnologia Clint Kelly III, o ex-executivo do sector das telecomunicações Steve Young e a engenheira egípcia Sara Sabry.

A viagem teve a duração de cerca de 11 minutos.

Leia também: “Lamentamos, mas o Mário Ferreira não foi o primeiro astronauta português”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.