fbpx

Mário Ferreira patrocina voo que simula a falta de gravidade no espaço a duas jovens

Em agosto do ano passado, Mário Ferreira tornou-se o primeiro turista espacial português.

Ana Ramos
3 min leitura
Facebook

No âmbito de um concurso lançado no ano passado, o empresário Mário Ferreira patrocina um voo que simula a ausência de gravidade sentida no espaço a duas jovens portuguesas.

Em causa está o “Space Prize Portugal”, que pretende “encorajar jovens mulheres a participarem na nova era da exploração e indústria espacial”, e reuniu 50 candidaturas de jovens portuguesas em todo o mundo.

“Hoje é o dia D para estas meninas corajosas e sonhadoras”, escreveu Mário Ferreira, nas redes sociais.

“Bom voo, Eduarda e Madalena. Acreditamos que será uma experiência inesquecível nas vossas vidas e espero que vos inspire para voos mais altos!!! Antes de realizar o meu sonho espacial, inspirado pelas minhas filhas e pela minha mulher, a Paula, lançámos e patrocinámos o Space Prize Portugal, um concurso concebido para encorajar e inspirar jovens mulheres a prosseguirem carreiras no setor STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)”, escreveu.

Eduarda Cerqueira e Madalena Magalhães foram as vencedoras deste concurso, aberto a estudantes portuguesas entre os 18 e os 22 anos, e receberam um ano de orientação de uma líder na indústria espacial e um voo Air Zero G (de forma a experimentar a falta de gravidade sentida no espaço). As vencedoras e finalistas do “Space Prize Portugal” terão oportunidade ainda de ter uma receção privada na sede da ONU, estágios exclusivos, acesso a cursos de educação espacial, viagens de estudo com especialistas do setor, entre outros prémios.

O “Space Prize Portugal” foi criado através de uma parceria de Mário Ferreira com a Space Prize Foundation, organização sediada em Nova Iorque, EUA.

O empresário foi o primeiro turista espacial português, em agosto do ano passado. Viajou a bordo da missão NS-22, da Blue Origin, do criador da Amazon, o milionário Jeff Bezos. Consigo levou uma garrafa de vinho do Porto.

Na altura, Mário Ferreira assumiu que foi “uma experiência inacreditável” e que foi “um misto de emoções”. Foi há cerca de 18 anos que o empresário se tinha inscrito e comprado o bilhete na Virgin Galactic.

Cheguei, foi uma experiência inacreditável, já é tarde, amanhã conto tudo em detalhe… um abraço

Posted by Mário Ferreira on Thursday, August 4, 2022

Relacionado: