fbpx
Famosos

Maria José Valério: Revelada data das cerimónias fúnebres

Maria Jose Valerio Morreu

As cerimónias fúnebres de Maria José Valério, que morreu esta quarta-feira, aos 87, realizam-se no sábado, em Cascais.

A cerimónia de cremação de Maria José Valério realiza-se no sábado, dia 06, às 18h00, no Centro Funerário de Cascais, distrito de Lisboa.

A cantora morreu hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internada desde os finais de fevereiro, e foi uma das vítimas do surto de Covid-19, que surgiu na Casa do Artista em Carnide.

Maria José Valério nasceu a 6 de maio de 1933 na Amadora. Começou a cantar em 1950, no Liceu D. João de Castro onde era colega da atriz Lurdes Norberto. Estreou-se em 1952 na Emissora Nacional. Era sobrinha do maestro Frederico Valério, de quem gravou muitas canções.

O seu nome foi ganhando projecção com o sucesso de temas como “O Polícia Sinaleiro” e ao actuar, por exemplo, no programa Serões para Trabalhadores ao lado de nomes como Rui de Mascarenhas, Gina Maria ou Paula Ribas.

O seu maior sucesso é “Menina dos Telefones”, de 1962, da autoria de Manuel Paião e Eduardo Damas.

Presença regular na televisão, Maria José Valério tornou-se mais conhecida das novas gerações por ser a intérprete da “Marcha do Sporting”, o Hino do Sporting Clube de Portugal. O tema foi re-editado em single quando o Sporting conquistou o Campeonato de Portugal de futebol de primeira divisão 1999/2000, tendo chegado ao primeiro lugar na tabela nacional de vendas.

No primeiro dia de abril de 2004, Maria José Valério foi agraciada com a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa, grau ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa e entregue numa cerimónia no Fórum Lisboa.

Em 2008 foi lançada uma colectânea O Melhor de Maria José Valério com temas da sua obra gravados para a editora Valentim de Carvalho. Em 2017 é cabeça de cartaz, a par de António Calvário, na peça Da Revista ao Musical.

Leia também: Dolores Aveiro faz relato emocionate sobre o AVC: “Vi a vida quase a fugir-me…”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News