fbpx

Marcelo Rebelo de Sousa condecora Nicolau Breyner: «Entendi que era justo»

David Soldado
1 min leitura

Nicolau Breyner, falecido em março, foi ontem homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa que, como Presidente da República, condecorou o ator com as insígnias de Grande Oficial da Ordem de D. Henrique. Momentos antes, Eunice Munõz havia subido ao palco da cerimónia da semifinal dos Emmy Internacionais para recordar o legado deixado pelo considerado pai da ficção nacional.

«É ao Nicolau que devemos muito do que hoje é a ficção. O Nicolau amava a vida e fazia de cada dia um grande dia», afirmou Eunice Munõz que, esta semana, regressou à televisão na novela A Impostora, da TVI. A veterana atriz referiu-se a Nicolau Breyner como «um soldado de vida», «um grande amigo» e um dos pilares da ficção portuguesa.

De seguida, Marcelo Rebelo Sousa entregou as insígnidas às duas filhas de Nicolau Breyner, Constança e Mariana Breyner. «Inspirado pelo bom exemplo do presidente Jorge Sampaio [que condecorou o ator em 2005], quando Nicolau Breyner nos deixou, sem nos deixar – ele está connosco -, entendi que era justo que fosse condecorado por uma vida inteira, pela obra, pela carreira. E esperei pelo momento adequado pela entrega das insígnias», elogiou o Presidente da República.

Redactor.