fbpx
Famosos

Manuel Moreira denuncia grupo que o insulta: “Oh panele***, filho da p***”

Manuel Moreira
Instagram

Manuel Moreira decidiu denunciar um grupo de jovens que lhe enviam vídeos e mensagens ofensivas e em jeito de gozo. O ator aproveitou para falar da importância do combate ao bullying.

Nas imagens os jovens usam frases como: “Isso é para o Manuel Moreira? Oh paneleiro…filho da p*ta…Manuel Moreira de m*rda”.

Manuel Moreira escreveu um longo texto a acompanhar a partilha, referindo que o bullying é cada vez mais uma realidade que tem que ser combatida.

O ator garantiu não conhecer os jovens em questão, mas face às mensagens que tem recebido constantemente decidiu expor tudo para aprenderem o que não se deve fazer.

Texto na íntegra e vídeo partilhado por Manuel Moreira:

Há sempre quem revire os olhos quando falamos na importância da educação para a não-discriminação, da linguagem que escolhemos usar em casa à frente de crianças e jovens, da empatia e do combate ao bullying.

Quem nunca fez parte de uma minoria qualquer tem dificuldade em fazer esse exercício de reflexão sobre o que é viver diariamente com medo de ser gozado, agredido e violentado física e psicologicamente apenas por se ser quem se é. Por se ser algo que, em certas idades, podemos até nós próprios não saber ainda identificar mas que já sabemos que por algum motivo absurdo desperta nos outros violência, gozo e desprezo.

Eu cresci num tempo em que esses perigos, se não viessem de dentro da nossa própria família, “só” existiam fora de casa. E mesmo assim vivi uma adolescência em constante sobressalto. Aos jovens de hoje, o bullying entra-lhes também pela casa dentro, pelos computadores e telemóveis.

Tal como a mim me têm chegado, nas últimas semanas, vídeos e mensagens como esta, sempre deste mesmo grupo de jovens rapazes com as hormonas claramente descontroladas e que quando se juntam para beber, lembram-se de mim e de me chamar paneleiro e perguntar se quero “ver a pixa” deles. Porque, claro, na cabeça deles a ideia de que um “paneleiro” que não os conhece de lado nenhum tem interesse em lhes ver as pilas que ainda nem devem saber usar deve fazer imenso sentido.

Não conheço nem faço ideia quem são estes miúdos, mas se são crescidinhos para enviar repetidamente mensagens tão corajosas a desconhecidos (já bloqueei um ou dois mas eles vão alternando os perfis) são crescidos também para ficarem aqui expostos como exemplo daquilo que não se deve ser nem fazer.

Eu tenho quase 40 anos, sou adulto e independente e estou-me nas tintas para quantas vezes me chamam paneleiro. Tenho, felizmente, idade e condições psicológicas e sociais para que isto já me seja absolutamente indiferente. Aproprio-me de todas essas palavras que possam vir com a intenção de insultar e uso a minha bichice com orgulho.

Foram vários os famosos e amigos do ator que reagiram à publicação, nomeadamente Inês Aires Pereira. “Isto é a cara da homofobia! E tem cara para levar umas boas chapadas na cara”, escreveu.

Já nas suas redes sociais partilhou um texto nos Instastories a lamentar a situação. “Fico com o coração tão apertado, tão triste e incrédulo. Como assim nos dias de hoje? Como assim jovens? Ainda rolam estes pensamentos? Ainda rola este preconceito? Esta maldade? Basta não?!”, começou por questionar.

“Por favor novos pais, tenham cuidado com a forma como educam os vossos filhos, como lhes passam a noção de que todos podemos amar quem quisermos, não interessa género nem cor… A estes rapazes tão divertidos e insistentes em comunicar com o Manel…não desistam de mudar, nunca é tarde! No vosso caso é necessário!”, acrescentou.

Er5F1Erf
Instagram

Leia também: Catarina Furtado declara-se à filha em dia especial: “Aqui estarei sempre, minha Papoila”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News