fbpx

Manuel Luís Goucha faz esclarecimento: “Não tenho religião alguma que manipule o meu pensamento e a minha alma”

"É simples, não tenho de fazer um desenho, pois não? Até porque não tenho jeito", afirmou Manuel Luís Goucha, num tom irónico.

A Televisão
5 min leitura

Manuel Luís Goucha decidiu utilizar as redes sociais para publicar um vídeo onde abordou um tema que o tem incomodado. O apresentador tem lido alguns comentários menos positivos pelo facto de se referir nos meios de comunicação, muitas vezes, que Rui Oliveira é seu marido. Nesse sentido, Goucha decidiu fazer um esclarecimento e descrever o que quer dizer “casal”, segundo o dicionário de língua portuguesa.

Olá, boa tarde. Quando eu falo do Rui, e falo algumas vezes, eu digo sempre ‘O Rui’, porque esse é o seu nome, nunca digo ‘o meu marido’, mas poderia dizê-lo perfeitamente. Contudo, os sítios da ‘internet’ que estão ligados às revistas do dito social, ou os sítios ligados aos famosos, referem sempre o Rui como ‘o marido de Manuel Luís Goucha’ e falam muitas vezes no casal formado por Rui Oliveira e por mim“, começou por dizer Manuel Luís Goucha, num vídeo publicado no Instagram.

Ora muito bem, isto suscita logo diversos comentários do género: ‘Marido? Se este é marido, o outro é o quê? Marida? O outro é que é a fêmea?’ ou ‘Casal? Casal é formado homem e mulher’ e atiram muitas vezes com bíblia, ‘o mundo está perdido!’. Então comecemos pela bíblia, nada contra. Eu não tenho religião alguma que manipule o meu pensamento e a minha alma, deixo isso por conta da minha consciência e tenho-me dado muito bem, ao longo da minha vida“, explicou o apresentador.

Se você quiser continuar na idade das trevas, tudo bem. Mas deixe-me explicar-lhe o que é o casal, qual o significado da palavra casal, se bem que a palavra tenha muitos significados até em termos agrícolas, veja só. Mas casal, na minha bíblia, coloco aqui entre aspas e com todo o respeito por aqueles que a leem, a minha bíblia chama-se dicionário (…) Vamos lá à palavra casal: Casal é um conjunto formado com dois cônjuges, mas há mais: são duas pessoas unidas por laços de intimidade afetiva e/ou sexual“, continuou Manuel Luís Goucha.

Manuel Luís Goucha afirmou que o mundo deve ser mais inclusivo: “O mundo não está perdido, como alguns dizem nos comentários. Queremos é que o mundo esteja cada vez mais justo, e que seja cada vez mais inclusivo. Por isso mesmo, a cinco de junho de 2010, vejam só, estamos a celebrar 13 anos, o casamento entre pessoas do mesmo sexo passou a ser legal, passou a existir, à luz da lei. Por isso, há 13 anos que existem para além do casal formado por homem e mulher, existem casais formados por duas mulheres ou dois homens. O Rui é marido neste caso do Manuel Luís Goucha, e o Goucha é marido do Rui. É simples, não tenho de fazer um desenho, pois não? Até porque não tenho jeito“.

Dou comigo a pensar muitas vezes o que é que levará certas pessoas a usarem o seu tempo e o tempo de vida é tão precioso, para tecerem este tipo de comentários suezes. Não sabe o que quer dizer? Então vamos a outro volume do dicionário. Comentários suezes são comentários baixos, ordinários, grosseiros, ignorantes. A ignorância, é muito atrevida e quase sempre o preconceito nasce da ignorância. Se estas pessoas lessem mais ganhavam riqueza vocabular, e sobretudo ganhavam uma mente mais rasgada porque por estes comentários eu só posso ver uma pessoa de pensamento estreito, de pensamento tacanho“, esclareceu ainda.

Por isso é que eu digo muitas vezes para estas pessoas: Ganhem uma vida. E já que estamos a falar de vida, este bem maior, deixe-me perguntar-lhe: a minha vida interfere com a sua? A minha postura na vida, prejudica a sua? Prejudica? Então permita-me um conselho: procure ajuda. Procure ajuda porque isso não vai melhorar“, rematou Manuel Luís Goucha, utilizando um tom irónico.

Siga-me:
Redactor.