fbpx

Luís Osório critica Nelson Évora: “O ego tem destas coisas. Turva o discernimento”

Para Luís Osório, Nelson Évora “era um atleta amado em Portugal, mas nascido num outro país”.

Ana Ramos
3 min leitura
Facebook

Luís Osório dedicou a sua rubrica “Postal do Dia” desta terça-feira à polémica entre Nelson Évora e Pedro Pichardo.

Os atletas trocaram ‘farpas’ nos últimos dias, após uma entrevista dada por Nelson Évora à Rádio Observador, mas esta não foi a primeira vez que foi criada tensão entre os dois.

“O ego tem destas coisas. Turva o discernimento. Quem está grávido de si próprio carrega o ridículo e a grandeza – uma fronteira que é demasiadamente estreita. O ego de Nelson Évora traiu-o. E expôs-se ao ridículo. A diferença é que, desta vez, Pichardo não aguentou e respondeu, o que não acontecera até aqui”, escreveu o jornalista.

Nelson Évora criticou o processo de naturalização do colega de profissão e afirmou que este “foi comprado” para conseguir resultados imediatos.

“Talvez o atual campeão olímpico, mundial e europeu tenha acreditado que a sua naturalização fosse o último argumento que Nelson Évora pudesse apresentar. Talvez tenha acreditado que o seu rival fosse a última pessoa que imaginaria poder tratá-lo como estrangeiro na terra que decidira ser a sua terra”, continuou Luís Osório, referindo que os atletas “partilhavam a mesma especialidade do atletismo, mais do que qualquer outro poderia e deveria existir um dever ético e de solidariedade”.

“Entre 2017 e 2023, somaram-se as vezes em que atacou o rival que foi pulverizando todos os seus recordes e títulos. Em várias competições foi arregimentando apoios entre outros atletas e tentando aparentemente isolar Pichardo. E nos últimos Jogos Olímpicos foi uma vergonha”, acrescentou.

“As recentes declarações de Nelson Évora reavivaram-nos a memória. Ninguém lhe pode tirar os títulos ou apagar a sua bonita história. A sua capacidade de superação, o seu estoicismo, a notável vitória olímpica. Mas é demasiado mau para ser verdade o que tornou a dizer sobre o seu companheiro de profissão”, comentou, acreditando ser “demasiadamente mau pelo que revela de arrogância e de xenofobia”.

“Uma raiva, talvez um ódio, que não se explica facilmente. Uma pena, uma tristeza”, finalizou Luís Osório.

POSTAL DO DIA Eu não esqueço o que Nelson Évora já tinha feito a Pichardo1.Nélson Évora já tinha feito o que fez….

Posted by Luís Osório on Tuesday, March 14, 2023