Famosos

Leonor e Sofía: a relação distinta de avós e netas

(FILES) -- A file photo taken on April 12, 2009 shows (fromL) Spanish Crown Prince Felipe, his father King Juan Carlos I, his mother Queen Sofia, his wife Princess Letizia, and his two daugthers Sofia and Leonor (down) posing for a family photo before the traditional Easter Mass of Resurection in Palma de Mallorca. Spanish King Juan Carlos will abdicate in favour of his son Prince Felipe, the nation announced on June 2, 2014, ending a 39-year reign that ushered in democracy but was was later battered by royal scandals. The 76-year-old monarch, crowned in November 1975 after the death of General Francisco Franco, is stepping down dogged by health woes and with his popularity deeply eroded by scandals swirling around him and his family. AFP PHOTO/ Jaime REINAJAIME REINA/AFP/Getty Images

A princesa Leonor, a filha mais velha de Felipe VI e Letízia Ortiz, prepara-se para se estrear nos Prémios Princesa das Astúrias. Na plateia irão juntar-se, além da irmã e dos pais, as duas avós da futura rainha espanhola. 

Esta será a primeira vez que a mãe da rainha, Paloma Rocasolano, e a rainha emérita Sofía, assistirão à cerimónia nas mesmas condições: como avós da protagonista e não como mãe e sogra do rei. Desde 1981 que a cerimónia era conduzida por Felipe VI.

Todavia, esta aparente igualdade entre avós não se traduz no dia-a-dia, uma vez que a futura rainha é mais próxima da avó materna do que da paterna, tudo porque. alegadamente, Letízia terá definido os limites da sogra em benefício da sua mãe”, desde o nascimento da princesa das Astúrias em 2005.

A diferença foi relatada em 2017 pela imprensa espanhola, mas também a monarca, de acordo com Pilar Eyre, já se havia queixado à sua família de origem , a da Grécia. Na altura terá dito sobre as netas que “não sei como estão. Nunca as vejo. Não me deixam vê-las. Vivo ao lado delas mas não ir à sua casa. E, no entanto, a mãe de Letízia está sempre lá”.

Já a relação entre as meninas e a avó materna é completamente diferente com Paloma Rocasolano a mudar-se para o palácio sempre que Letízia e Felipe VI saem em visitas oficiais para o estrangeiro.

No livro ‘Felipe e Letízia – Reis de Espanha’, de Carmen Enríquez e Emilio Oliva, é avançado que “a mãe do rei sentiu-se deslocada, ainda para mais quando se percebeu que Paloma fica responsável por Leonor e Sofía quando a mãe está fora. A razão pela qual isso sucede é que a mãe de Letízia cumpre estritamente com as diretrizes da filha no que diz respeito à alimentação e aos horários, enquanto a rainha tem o seu próprio critério”.

De acordo com Pilar, desde pequenas que Leonor e Sofía olham para a mãe do rei “como uma estranha. A avó era ‘a outra’, Paloma Rocasolano, que praticamente morava com elas”.

Sofía, segundo a imprensa, foi sempre obrigada a pedir autorização para ver as netas, exceção feita quando surgiu lado a lado com Paloma, as netas e Letízia para assistir a uma peça de teatro, depois do incidente ocorrido à saída de uma igreja na altura da Páscoa.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News