Famosos Música

‘La bicicleta’. Tribunal rejeita acusação de plágio contra Shakira

Instagram

O Tribunal Comercial n.º 12 de Madrid rejeitou o processo interposto pelo compositor cubano Liván Castellano Valdés contra os cantores colombianos Shakira e Carlos Vives, acusados de plágio na música ‘La bicicleta’.

Liván Castellano pediu ao tribunal que declarasse que Shakira e Carlos Vives tinham violado os direitos de propriedade inteletual, reconhecendo o compositor como cotitular de 50% da autoria da música ‘La bicicleta’.

O caso é do início de 2017, quando Liván Castellano avançou com as acusações de plágio, alegando que o tema copia fragmentos da sua música de 1997, ‘Yo te quiero tanto tanto’.

Perante isso, o juiz declaro provado que Liván Castellano é o autor da canção ‘Yo te quiero tanto tanto’ e que os arguidos são aturoes de ‘La bicicleta’, composta em 2016. Segundo o juiz, o conteúdo da letra de ambas as músicas não é o mesmo, sendo que o se repete são as palavras “te quiero tanto”, “uma expressão comum utilizada em todo o tipo de canções e textos ao longo da história, não se considerando uma expressão que goze de originalidade”.

Acrescentou, ainda, que a letra está incluída no refrão da canção de Liván Castellano enquanto que em ‘La bicicleta’ não faz parte de um refrão principal, sendo que a música tem outro nome.

O magistrado destacou também que “quando à melodia não há coincidência alguma e que a velocidade do ritmo e a harmonia também são diferentes”. Por todas essas razões, o juiz não encontrou uma identificação que dê lugar à configuração de plágio entre ambas as composições musicais.

Recorde-se que a queixa foi apresentada no início de 2017 pelo compositor e produtor cubano Liván e pela sua editora Maryla Dianick Romeu (MDRB Music Publishing) contra Shakira, Carlos Vives, Andres Eduardo Castro, a Sony Music Publishing Latina e outras nove produtoras.

Não é a primeira vez que a cantora se vê envolvida numa acusação de plágio. Em 2014, um juiz de Nova Iorque determinou que o tema ‘Loca’ era um plágio de uma canção de Ramón Arias Vázquez, cujos direitos eram da produtora Mayimba Music.

Tags

ATV News