Jovem portuguesa faz apelo e comove portugueses: “Não quero morrer, quero viver!”

4 min leitura

Constança Braddell recorreu às redes sociais para fazer um emocionante apelo devido à sua situação frágil de saúde. A jovem portuguesa comoveu anónimos e figuras públicas com o seu testemunho.

Constança Braddell fez emocionante apelo devido à sua situação frágil de saúde. A jovem portuguesa, de 24 anos, foi diagnosticada com fibrosa quística, que consiste numa doença genética mortal e incurável.

Esta doença está relacionada com problemas pulmonares e nutricionais, contudo, Constança Braddell revela a existência de um medicamente que pode ser determinante para ajudar a sua condição, mas não está disponível em Portugal.

Numa longa publicação feita na noite desta quinta-feira, dia 4 de março, Constança arrepiou os seus seguidores com o testemunho intitulado: “Não quero morrer, quero viver!“.

Nunca pensei chegar ao ponto de ter de escrever sobre a iminência da minha morte. Sobre esta doença que me assombra há 24 anos: Fibrose Quística. Já ouviram falar? Sorte a vossa, azar o meu que nasci e resido num país onde a Fibrose Quística tem pouca ou nenhuma expressão e daí o tratamento que me poderá salvar a vida me estar a ser negado. Esta doença é mortal e incurável, afecta múltiplos órgãos do aparelho digestivo mas essencialmente os pulmões, sim esse órgão vital que nos permite respirar de uma forma tão fluida e orgânica“.

“”Nos”?? A vocês! Porque eu não sei o que é respirar bem, mas já soube! Tive sorte pois a Fibrose Quística pouco interferiu na minha vida, tanto que nunca senti a necessidade de contar nem aos meus amigos mais próximos. Mas, tal como muitas outras doenças raras mortais, elas atingem-nos quando menos esperamos”

Desde Setembro de 2020, a minha vida mudou drasticamente. Tenho vindo a morrer lentamente. Perdi 13kg no espaço de 3 meses e estou ligada a oxigénio 24/7, e a um ventilador não invasivo para dormir porque é a única maneira de eu conseguir continuar a respirar. Uma simples ida à casa de banho parece impossível. Uma simples chamada ao telefone deixa-me exausta. Tenho experienciado ver a minha vida a terminar lentamente. Escrevo isto porque felizmente existe uma solução. Kaftrio/Trikafta é um medicamento ‘LIFE CHANGING’, o único que me pode salvar.

O Kaftrio já está disponível em vários países. Este medicamento não é a cura mas tem a capacidade de prolongar a vida de um paciente com Fibrose Quística. Pode prolongar a minha vida. Eu posso viver, voltar a viver pois a situação moribunda na qual me encontro é tudo menos o que se espera para uma jovem de 24 anos com tantos sonhos adiados. O Kaftrio não está disponível em Portugal. O INFARMED está ciente da eficácia deste medicamento e continua em negociações intermináveis para aprovação do financiamento do mesmo. Já enviei varias cartas a inúmeras figuras políticas do país e também para a farmacêutica em questão

Este emocionante testemunho da jovem portuguesa conta com quase 5 mil comentários e são várias as partilhas nas redes sociais. Figuras públicas, como Maria Cerqueira Gomes, Jessica Athayde, Agir, Angie Costa, Bárbara Bandeira ou Débora Monteiro, entre muitas outras, têm partilhado nas suas redes socais.

Leia também: Catarina Furtado defende-se de “polémica” com Fernando Daniel: “A mentira mora na Net”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version