fbpx

José Raposo sobre António Cordeiro: “É indescritível a crueldade desta doença”

Íris Neto
3 min leitura
Instagram

António Cordeiro faleceu no passado sábado, 30 de janeiro, vítima de uma doença neurodegenerativa. José Raposo homenageou o amigo.

José Raposo recorreu à sua conta de Instagram para recordar o amigo e o amor que o unia a Helena, sua esposa.

“Publiquei esta foto em abril do ano passado. Estava complicado… Sou grande amigo do António. De há vinte e tal anos que ele e a Lena eram presença assídua na minha vida. E eu e os amigos mais próximos que assistimos a este enfermo que lhe aconteceu nos últimos anos de vida, serenámos um pouco a alma por assistirmos ao mesmo tempo ao grande ato de amor que a Lena lhe proporcionou!”, disse José Raposo, sobre Helena Almeida.

Releia aqui o texto escrito pelo ator para o casal há cerca de um ano:

“ANTÓNIO CORDEIRO e HELENA ALMEIDA – a história de um grande amor! Esta foto tirei-a no Barreiro em 18 de fevereiro de 2019, num jantar anual de amigos barreirenses, que neste ano se fez em honra do Cordeiro. Como toda a gente sabe, este conhecido ator português, de quem sou grande amigo, contraiu uma doença rara – paralisia supranuclear progressiva – há cerca de 4 anos. Esta doença é incurável e degenerativa, provocando rigidez nos músculos, dificuldades na fala e demência, entre outras consequências. Eu fui acompanhando a evolução da doença, e sofri, como todos os amigos do António, ao assistir à incapacidade que se foi instalando nele de controlar os movimentos do corpo e da fala… exatamente as ferramentas essenciais do ator! É indescritível a crueldade desta doença, que transforma a pessoa num ser completamente dependente! E aqui entra neste texto a Lena… a Lena é uma guerreira! A Lena dedicou-se de corpo e alma ao amor da sua vida, e eu mais os amigos próximos do casal somos testemunhas! Ela passou a ser os braços, as pernas, o corpo do António! Só assim poderia o António ficar em casa, pois as 24 horas do dia eram passadas a ir (a Lena tirou a carta por isto) a fisioterapeutas, médicos, hospitais, e em casa todas as ações do dia-a-dia, sendo que para andar, ela tinha de conduzi-lo agarrando-o por trás! E mesmo assim o António caía algumas vezes por dia, pois o desequilíbrio é sintoma maior da doença, e ele pesava mais que ela, óbvio! Ora, recentemente, com o agravar da situação (o António já não andava nem falava), a Lena viu-se obrigada a internar o marido na Casa do Artista, instituição de grande mérito como se sabe”.

Gostou das palavras de José Raposo? Sabia que António Cordeiro e José Raposo eram amigos de longa data?

Leia também: ‘Pipoca’ recebe ameaça de morte após discussão com Teresa: “Vou-te dar um tiro”