fbpx

José Luís Gonçalves luta há 10 anos após acidente trágico: “Sou o homem mais valente do mundo”

O toureiro, de 56 anos, sofreu uma aparatosa queda no ensaio geral na estreia de 'Dança com as Estrelas'.

Pedro Vendeira
4 min leitura
Instagram

Apesar dos desafios enfrentados, tem havido grandes avanços e progressos. José Luís Gonçalves continua em processo de reabilitação, com o apoio inabalável da companheira, Isabel Gomes.

Já se passaram dez anos desde a aparatosa queda ocorrida no dia da estreia do programa “Dança com as Estrelas” na TVI, um momento marcante na vida de José Luís Gonçalves, toureiro de 57 anos. Em 28 de julho de 2013, o mesmo dia em que Cristina Ferreira estreou como apresentadora solo no programa de domingo à noite, a vida de José Luís mudou para sempre.

Desde então, ele continua a sua recuperação na Unidade de Cuidados Continuados Integrados Maria José Nogueira Pinto, em Cascais. Apesar de todos os obstáculos, José Luís tem alcançado conquistas significativas.

Isabel Gomes, companheira do toureiro, revela como está o toureiro. “O Zé está muito bem. A nível cognitivo houve uma evolução muito grande“, começa por dizer, em entrevista à Tv Mais.

E destaca os progressos alcançados nos últimos tempos: “O discurso dele é muito claro, manteve as memórias do passado, coisas mais antigas, tudo o que está ligado à tauromaquia e àquilo que fazia, que era ensinar a tourear“.

José Luís Gonçalves “não se lembra do acidente, mas tem perfeita noção de tudo o que já passou”. Isabel Gomes destaca ainda o que o toureiro diz por diversas vezes: “‘Sou o homem mais valente do mundo!’ E é mesmo, se pensarmos em tudo o que aconteceu… todos os momentos em que pensei que o ia perder. O Zé tem uma força muito grande“, revela.

Desde o acidente já me pregou muitos sustos. O problema mais grave que enfrentou nos últimos anos começou em fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19. Percebemos que ele não estava bem e foi levado para o Hospital de Cascais. Após ser detetado que estava com um problema renal grave, é novamente transferido para o Hospital de Santa Maria, onde foi operado de urgência. Foram retirados cálculos [pedras nos rins], mas, como o problema tinha evoluí-do muito, o Zé foi colocado em coma induzido durante uma semana. Nessa altura disseram-me que me preparasse para o pior desfecho, pois existia o risco de não sobreviver. A situação era delicada e os antecedentes do Zé não permitiam uma recuperação tão fácil como seria desejado”, recorda.

No entanto, José Luís Gonçalves recuperou e surpreendendo os médicos. “Uma semana depois da cirurgia, começou a reagir e a melhorar a olhos vistos. É o meu Zé, a mostrar mais uma vez que os milagres acontecem e a dar-nos uma lição de vida atrás da outra.

Isabel Gomes revela ainda pormenores sobre o atual estado de José Luís Gonçalves. “O rosto dele mostra isso mesmo, ele está bonito. Desengane-se quem pensa que de está numa cama em estado vegetativo, porque isso não corresponde à verdade. Continua a alimentar-se pela mão dele, presta atenção à televisão e, como coloquei no quarto um leitor de VHS, assiste a corridas de touros. Passa as tardes a ver atentamente os vídeos e gosta de ter companhia nesses momentos. Reconhece os toureiros que vê, aqueles mais antigos, do tempo dele, e fala dos termos técnicos ligados à profissão. E ainda brinca, porque diz muitas vezes: ‘Sou o melhor toureiro de Portugal0′”.

De recordar que o acidente aconteceu durante o ensaio geral do programa, tendo caído de uma altura superior a três metros. José Luís Gonçalves sofreu um traumatismo cranioencefálico grave que o deixou em estado crítico e, mais tarde, com muitas limitações.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com