fbpx

Joana Marques sobre Maria Helena: “Se ela fosse médica, era daquelas sem paciência”

“Eles estão todos a reagir como se a drª. Maria Helena tivesse apresentado um TAC com lesões gravíssimas e, a seguir, fosse dizer que eles só têm dois meses de vida", comentou Joana Marques.

Ana Ramos
5 min leitura
Facebook/Instagram

Joana Marques analisou, no “Extremamente Desagradável” desta quinta-feira, na Rádio Renascença, a ida da taróloga Maria Helena ao programa “Em Família”, na TVI, no passado sábado.

“No último fim de semana, Maria Cerqueira Gomes e Ruben Rua receberam Domingos Terra e a sua namorada, Isa Oliveira. Os convidados vão até lá, mas é como se estivessem a ver televisão em casa, porque ficam lá a ouvir o que o Ruben Rua tem para dizer. No fundo, vão só para fazer um pouco de companhia”, começou por dizer a humorista.

Joana Marques mostrou uma parte do programa em que Ruben Rua diz que vai deixar crescer o cabelo como Domingos Terra: “Atenção que este debate ‘Deve ou não Ruben Rua deixar crescer o cabelo’ já seria aborrecidíssimo à mesa de um café, quanto mais visto na televisão. A diferença é que, num café, podíamos dizer ‘É pá, ó Ruben, decide tu! Vamos mas é falar de futebol’; na televisão, dá origem a uma sondagem”.

“O programa devia mudar de nome de ‘Em Família’ para ‘Filho Único’”, comentou ainda.

A dado momento do programa, Maria Helena lê as cartas a Isa Oliveira e Domingos Terra. “Há um método infalível para saber se a relação vai dar certo e nem sequer são precisas cartas, é um método que eu uso sempre, que é esperar 10 anos. Se ainda estiverem juntos, é porque deu certo”, sugeriu Joana Marques.

“Gosto também quando a Maria Helena pergunta ‘Querem saber se a relação vai dar certo ou querem saber outra coisa qualquer?’ e adorava que eles tivessem respondido assim: ‘Olhe, drª. Maria Helena, eu quero saber como é que se faz um bom cabrito assado à padeiro”, continuou.

Mais à frente, Isa Oliveira pergunta a Maria Helena sobre a saúde do casal. “Diz que o melhor é irem ao médico saberem coisas de saúde. Saiu-me a carta 47, o doutor. É que o médico não vai dizer-vos: ‘Olhe, tem aqui a roda da sorte, que é movimento. Na pior das hipóteses, diz: ‘Têm aqui a roda dos alimentos e têm de fazer mais exercício se querem ter sorte”, brincou Joana Marques.

“Eles estão todos a reagir como se a drª. Maria Helena tivesse apresentado um TAC com lesões gravíssimas e, a seguir, fosse dizer que eles só têm dois meses de vida. Em princípio, está errada e ainda bem, porque, se ela fosse médica, era daquelas sem paciência para os utentes lá no centro de saúde que fazem muita pergunta”, comentou.

Joana Marques falou ainda sobre o facto de Maria Helena ter referido que marca os seus livros com notas: “Para relembrar que o dinheiro é apenas papel. Se calhar, era mais eficaz começarmos a pagar os livros da drª. Maria Helena com folhas de papel, papel quadriculado, papel pautado… era um lembrete mais eficiente. Por outro lado, é bom quando pedes um livro emprestado à drª. Maria Helena. Podes ter sorte e vir um com uma nota de 100 euros”.

Entretanto, Domingos Terra faz um comentário a meio da conversa com Maria Helena: “‘Será que há vida em Marte?’, pergunta o Domingos e eu começo a concordar com ele, porque o Domingos já está aborrecido com esta coisa. Ele foi ali, já ouviu meia hora sobre o cabelo do Ruben Rua, agora, está a ouvir previsões que não solicitou da Drª. Maria Helena, então, é tipo aquele aluno na escola que começa a brincar com o professor”.

“Ora, se eu estou a começar a gostar do Domingos, o que é que isto quer dizer? Que a drª. Maria Helena, em princípio, não está”, continuou. E mostrou uma parte do programa em que a taróloga lhe responde: “Nós aqui não estamos a brincar”.

“Isso é óbvio, apesar de estarem a usar um baralho que leva a crer que é um momento lúdico, mas não é. Aquilo não é o UNO, é um momento sério e grave em que se fazem diagnósticos médicos, recorrendo à carta 12, o dependurado”, acrescentou Joana Marques, sublinhando que o que Maria Helena diz em relação a previsões é que “é tudo super vago”.

Veja aqui o programa completo.