fbpx

Jane Fonda convida Ópera de Viena a cortar relações com indústria do petróleo

Jane Fonda foi a convidada de honra do baile da Ópera de Viena.

Ana Ramos
1 min leitura
Facebook

A atriz norte-americana Jane Fonda referiu-se às empresas petrolíferas como “criminosas” e apelou a que a Ópera de Viena corte relações com estas entidades.

Numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, a atriz referiu que tinha tido conhecimento de que a empresa petrolífera austríaca OMV “é uma das patrocinadoras do baile” da Ópera de Viena. Jane Fonda “lamentou” saber disso e afirmou: “Essas empresas são criminosas que matam pessoas e o planeta”.

De acordo com a também ativista pelo clima, citada pela imprensa internacional, a empresa procura melhorar a sua imagem e “tornar-se socialmente aceitável, pagando dinheiro a museus e óperas”. “A Ópera de Viena é fantástica e deve deixar de receber o apoio de uma empresa petrolífera”, apelou.

Por sua vez, a empresa convidou a atriz para “conversar sobre o futuro desenvolvimento da OMV” e mostrou-se disponível para explicar “como pode usar combustível sustentável da aviação para que as suas viagens aéreas sejam mais sustentáveis no futuro”, segundo revelou o porta-voz, Andreas Rinofner.

Jane Fonda, de 85 anos, compareceu no baile ao lado de Richard Lugner, de 90.

Relacionado: