fbpx

Iva Domingues sobre filme ‘Soul’ da Disney: “É claro que têm de ter atores negros”

Íris Neto
3 min leitura
Instagram

O filme ‘Soul’ da Disney está a originar uma grande polémica em Portugal, uma vez que os atores negros estão a ser dobrados por artistas brancos. Iva Domingues deu a sua opinião sobre a polémica.

“Foi criada uma petição para refazer a dobragem do filme ‘SOUL’. Muito se tem escrito nas redes, sobre a necessidade de respeitar o intuito com que o filme foi feito, e ter actores negros a fazer as vozes das personagens. Óbvio que sim”, começou por dizer Iva Domingues.

A comunicadora deu ainda a sua opinião: “É claro que têm que ser actores negros, essa é uma das premissas do filme, mas muita gente acha que não, que não tem mal nenhum, que não há assim tantos actores negros em Portugal e que uma voz é só uma voz”.

“Essas pessoas, foram as mesmas que se indignaram quando a Disney decidiu fazer a Ariel (pequena sereia) negra, na nova versão do filme! ‘Inaceitável. Como assim uma sereia negra, como é possível?’, perguntam as mesmas pessoas que dizem que não há racismo, e que estamos todos a exagerar… Quero só relembrar que as sereias não existem. Por isso, ao representar as sereias, poderíamos até usar todas as cores do arco-íris que estaria tudo certo”, disse ainda Iva Domingues.

Ora veja a publicação:

E aí em casa? Concorda com a opinião de Iva Domingues?

Petição já foi assinada por vários famosos

A petição, abordada por Iva Domingues na publicação, contra o filme ‘Soul‘ foi tornada publicada este sábado e já foi assinada por sete famosos, nomeadamente: Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares.

“Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens“, começa por ler-se.

“Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras“, acrescenta.

“Reclamamos por uma nova versão Portuguesa do filme “Soul” da Disney e Pixar, respeitando a intenção original e reconhecendo a importância histórica deste momento. Porque este filme não é apenas mais um filme e o que ele representa importa”, lê-se ainda. Até ao momento, a petição conta com 430 assinaturas.

Disney reage à polémica com Soul

A Disney reagiu à revista Sábado. “Esforçamo-nos por ser inclusivos nos nossos castings, contudo reconhecemos que há trabalho a fazer e estamos comprometidos em diversificar os talentos nas nossas dobragens, independentemente da geografia onde atuamos“, esclareceram.

Leia também: ‘Dois às 10’ e ‘Goucha’: conheça os novos programas da TVI

Relacionado: