fbpx

Isabel Abreu: “Porquê que os contracetivos são gratuitos e os produtos menstruais não são?”

"Acredito que, se os homens menstruasse, provavelmente, a questão já estava resolvida."

Ana Ramos
2 min leitura
Instagram

Isabel Abreu esteve à conversa com Bernardo Ferrão no podcast “Geração 70”, do Expresso, e falou sobre o tabu à volta da menstruação.

A atriz falou sobre um projeto da associação “Corações com Coroa” relacionado com a menstruação: “A Menarca vai à escola” e recordou uma situação que a fez refletir sobre o tema.

Durante o confinamento, Isabel Abreu conheceu um casal que ficou sem emprego e ficou em situação de sem abrigo, com quem foi “criando uma relação”. Certo dia, em conversa, a atriz perguntou como é que a mulher fazia quando estava com o período: “Foi a primeira vez em 43 anos que eu pensei como é que alguém que não tem dinheiro faz para comprar produtos de higiene menstrual”.

“Os produtos duráveis, como copos menstruais, esponjas, pensos reutilizáveis e cuecas menstruais, custam tanto dinheiro que uma pessoa que está a juntar dinheiro para comer não pode gastar 20, 30 euros numa coisa que, depois, lhe vai durar muito mais tempo. Não é uma escolha entre vou beber um café ou não. É uma coisa que acontece no teu corpo quer queiras, quer não e não têm hipótese de fazer uma boa higiene”, sublinhou Isabel Abreu.

Isabel Abreu destacou que há “imensas associações e imensa gente a fazer um trabalho muito grande” para ajudar neste sentido, mas acredita que “há um longo caminho a fazer”.

“Há um desconhecimento, primeiro. É algo invisível, é algo que faz parte das nossas vidas desde sempre. É um assunto tabu, porque existe uma vergonha muito grande. Muitas vezes, és gozada, és humilhada. Não existe um verdadeiro entendimento da questão como fazer parte do nosso estar”, comentou Isabel Abreu.

“Acredito que, se os homens menstruasse, provavelmente, a questão já estava resolvida. Porquê que os contracetivos são gratuitos e os produtos menstruais não são?”, questionou Isabel Abreu, que considera um assunto a ser “resolvido rapidamente”.

Oiça aqui o episódio.