Famosos

Irmão de Variações diz estar ‘desapontado’ com filme sobre o cantor

O filme sobre a vida e obra de António Variações promete ser um dos mais vistos e falados do ano e ainda antes de chegar às salas de cinema – chega a 22 de agosto -, tem já associado a si alguma polémica. O irmão do cantor natural de Fiscal, uma freguesia de Amares, considera que o filme de intromete demasiado na intimidade do cantor. 

Foi no rescaldo da antestreia do filme, que aconteceu esta segunda-feira, 19 de agosto, nas Termas de Caldelas (Amares – Braga), que Carolino Ribeiro, um dos irmãos de Variações, mostrou o seu desagrado perante a exposição dada à vida pessoal do irmão. “Preocuparam-se demasiado com a intimidade dele e não com a sua obra”, disse ao jornal Sol.

O irmão confessou-se desiludido e revelou ter medo que o filme alimente “ainda mais preconceito” face ao irmão, sobretudo no que à sua homossexualidade diz respeito, ainda que tenha optado por não falar abertamente sobre o tema, remetendo sempre para uma “questão íntima”.

Para Carolino Ribeiro teria sido mais proveitoso terem falado sobre a presença do irmão em Angola ao serviço do Exército Português, onde esteve dois anos, “bem como outras coisas mais interessantes, como quanto gostava da terra”.

O irmão, que só viu o filme na íntegra esta segunda-feira, fez parte do próprio filme como figurante nas filmagens que aconteceram na freguesia de Fiscal.

No entanto, se Carolino Ribeiro considera que o filme expõe demasiado o malogrado cantor, Luiz Ribeiro, outro dos irmãos, considerou, em declarações ao jornal I, “que o filme retrata de uma forma honesta e sincera a história do António”.

Coube ao ator Sérgio Praia interpretar o papel de António Variações, chegando mesmo a interpretar os temas do cantor, tal como referiu em entrevista à Rádio Comercial. Sobre o filme, o ator de ‘Prisioneira’ revelou ao Observador que “o que se tem dito sobre o António não é a história verdadeira”, acreditando que o filme trará uma nova visão sobre o cantor minhoto.

Entretanto, foi revelada a intenção de Sérgio Praia avançar com uma tour em Portugal para interpretar os inéditos de Variações, sendo o primeiro concerto na discoteca Trumps, em Lisboa. De acordo com o ator, após a gravação da cena do concerto de António Variações no mesmo local, a equipa sentiu que “tinha que dividir isto com o país”.

ATV News