fbpx

Iara Rodrigues assume: “Cheguei a andar de fralda…”

Iara Rodrigues fala sobre problema de saúde e revela que chegou a andar de fralda.

Pedro Vendeira
3 min leitura

Iara Rodrigues marcou presença no programa ‘Dois às 10’ depois de ter estado internada 3 vezes neste ano e ser operada devido a problemas intestinais, tendo sido retirado 50 centímetros de intestino.

Este pesadelo começou no último ano de faculdade, há vinte anos“, começa por revelar a Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz no matutino da TVI.

Os primeiros problemas deram sinal quando os pais se divorciaram, apesar de ter sido um “divórcio bastante pacífico”. Na altura estava a estagiar “16h por dia” e numa “relação tóxica”, juntamente com o “diagnóstico de cancro terminal à tia (e madrinha)”, desencadearam “crises dilacerantes de diarreia durante pelo menos um mês. Ia à casa de banho pelo menos 20 vezes por dia. Cheguei a andar de fralda porque queria continuar a fazer a minha vida“, lembra Iara Rodrigues.

Devido ao agravamento da situação, Iara Rodrigues decidiu procurar ajuda. “Fui ao médico e só me diagnosticaram síndrome de intestino irritável que provoca dor, desconforto, diarreia, constante inchaço”, conta.

O médico aconselhou-a a aprender a gerir melhor o stress e a procurar terapia. Nos 20 anos seguintes, a vida foi relativamente normal e sem grandes problemas, mas em janeiro passado, tudo mudou. “Estava a dar um workshop e comecei com dores. Aguentei-me firme, mas estava à ‘morte’. Ia à casa de banho e já tinha sangue. Fui às urgências e disseram-me que tinha de ficar internada“.

Mas recusou essa possibilidade e explica a razão: “Alimentava a minha filha de forma exclusiva, ela nunca pegou num biberão; tinha retomado o trabalho após a licença de maternidade; tinha uma casa que tinha de entregar e entrar noutra… estava com a corda ao pescoço“.

De um dia para o outro morre o meu cão. Senti como a morte de um filho. Foram muitas coisas, perdi o controlo total“, revela, tendo estando quatro meses a “dormir meia hora” por dia, tendo acabado por desmaiar. “Caí de dor e, de repente, fico internada com o diagnóstico de uma diverticulite“.

Iara Rodrigues acabou por ser operada e leva agora uma vida quase normal, precisando de ter apenas alguns cuidados.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com